Content marketing, branded content e branded entertainment… e mais tantos outros termos que nos direcionam para dois pontos de partida: a publicidade e o conteúdo. Independentemente de qual comunicação estamos falando, a mensagem é o carro-chefe e ele precisa se adequar de acordo com o contexto ao qual nos referimos.
Apesar de terem nomes bem parecidos, branded content e content marketing não são a mesma coisa. Enquanto o objetivo de um é promover sua marca através da geração de conteúdo, o outro se refere a uma abordagem estratégica de conteúdo relevante, direcionado para sua persona.
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Não ficou muito claro? Então continue lendo para você aprender os conceitos de branded content e content marketing, além da principal diferença entre eles. Esse post vai te ajudar a se conectar melhor com sua audiência.
Branded Content: conhecendo a fundo
Com a internet e a democratização da internet as propagandas se reconfiguraram para se adaptarem aos novos meios de comunicação, certo? E essas mudanças fizeram com que a experiência dos consumidores se tornasse mais importante do que um comercial de 30 segundos.
Além disso, a facilidade de produzir e compartilhar conteúdo on-line é completamente acessível, uma vez que não tem custo e as pessoas se conectam por afinidades. Já parou para pensar que nesse cenário as pessoas são plenamente controladoras do que querem consumir?
Aceitar ou não uma propaganda é uma simples escolha e é por isso que o branded content é extremamente necessário para sua empresa. Se você ainda não definiu suas estratégias, está perdendo tempo.
O conteúdo gerado por uma marca, pensado para criar um posicionamento perante seus clientes é o que chamamos de branded content – uma grande tendência de comunicação.
Essa é a oportunidade da sua empresa mudar de posição e tirar o foco do produto e o transferindo para o consumidor. Você precisa saber o que sua marca tem a dizer e como se posicionará para criar experiências relevantes (através do conteúdo) para os consumidores.
O que você precisa saber sobre content marketing
Content marketing é a produção e distribuição de conteúdo relevante em diversos formatos com o intuito de atrair, reter e converter personas definidas previamente.
Aparentemente é uma tarefa básica dos profissionais de comunicação e marketing, mas essa demanda pode ser bem complexa, pois envolve conhecimento aprofundado da persona, qualidade e relevância das informações, periodicidade dos conteúdos e veiculação nas mídias.
Entendeu o porquê desta não ser uma atividade isolada? Para serem relevantes os conteúdos da sua empresa devem passar por uma validação de outros departamentos, como, por exemplo, de qualidade e tecnologia.
Praticar o content marketing garante que você se destaque entre a concorrência por dois motivos: você irá entreter o consumidor com conteúdo do interesse dele e os buscadores farão com que esses conteúdos, por serem otimizados, tenham melhor ranqueamento.
Isso sem contar na aproximação da sua marca com os clientes por meio do relacionamento nas redes sociais, e o valor agregado a sua empresa através da confiança que os consumidores têm em seus conteúdos.
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Entenda a diferença entre branded content e content marketing
Até aqui você já deve ter entendido que branded content é voltado para o conteúdo da marca e o content marketing é voltado para para o público, não é mesmo? Como dissemos no começo no texto, o que os diferencia é o ponto de partida.
Enquanto a publicidade é o território da mídia e do marketing, no qual o objetivo é vender ou comercializar uma mensagem ou produto por meio da interrupção para comunicar algo, o conteúdo é o território do entretenimento, da imersão no universo imaginário das histórias que são contadas para provocar engajamento.
Naturalmente, nós, seres humanos, nos conectamos por histórias e, por essa razão é que os consumidores escolhem o conteúdo – por terem como base uma estrutura narrativa e não causar interrupções. Na prática, de um modo geral, o branded content se apoia no desenvolvimento de campanhas, enquanto o content marketing se centra na produção de conteúdo relevante.
O conteúdo é o novo marketing e contar histórias é a nova ferramenta para construção e consolidação de uma marca. 🙂