Existem quatro pilares que sustentam o Festival de Cannes Lions:
- Inspiração: profissionais e marcas se encontram para discutir sobre negócios e tendências. É uma semana de eventos intensos, nos quais circulam pessoas incríveis e renomadas na área de comunicação, que buscam criatividade e inovação em seus negócios;
- Aprendizado: palestras, bate-papos, Cannes Lions School, premiações, discussões ou drinks no entardecer – você certamente aprenderá algo novo. Cada case, seja ele um leão ou não, tem algo a oferecer para quem sonha em ser premiado em Cannes;
- Networking: é o ambiente propício para você esbarrar com referências de mercado, estabelecer contatos estratégicos e contar sua história e objetivos de negócio;
- Celebração: promover um evento desse porte é sempre um desafio, pois envolve a responsabilidade de julgar trabalhos incríveis das mais diversas nacionalidades, causas e realidades contextuais. Mas é tempo de celebrar sim, já que grandes profissionais se reúnem para receber prestígio, elogios e críticas construtivas para seu crescimento e amadurecimento profissional.
Em coletiva de imprensa, José Papa Neto, CEO de Cannes Lions 2017, destacou que para aumentar ainda mais a qualidade e interatividade do maior e mais antigo evento de criatividade do mundo, é preciso que a comunidade que apoia e vê valor em Cannes Lions, efetivamente se integre.
Brasil, Índia e Japão estão com um crescimento de participação cada vez maior em cada edição. Para José Papa: “Independente de quem estivesse no meu lugar, o Brasil é prioritário. Por diversas razões, não só pelos números. É um país que tem uma essência criativa que não existe igual no mundo.”
A categoria de PR Lions está crescendo em qualidade e participação das agências
A categoria de PR têm recebido cada vez mais cases para concorrer a um leão e nessa edição, foram inscritos 2208 trabalhos para avaliação. Ao total, foram premiados o Grand Prix, 17 leões de ouro, 32 de prata e 50 de bronze.
Segundo Karen Van Bergen, CEO do Omnicom Public Relations Group e presidente do júri de PR Lion, “Todos ficamos impressionados com a qualidade dos trabalhos. Primeiramente, estabelecemos alguns critérios rigorosos para julgamento: audiência e data (dados) dirigida pela audiência, estratégias criativas e execução, e resultados mensuráveis em negócios ou impactos sociais.”
Brasileiros estão conquistando espaço em PR Lions
Dentre os 14 cases brasileiros que entraram para o shortlist na categoria de PR, somando 20 ao total, pois alguns cases concorreram em mais de uma categoria. 8 cases foram premiados, levando 5 pratas e 5 bronzes, melhor resultado da história do país nessa categoria. O Brasil, enquanto criativo, demonstra que tem tudo para ganhar um leão gold nas próximas edições e quem sabe, até um Grand Prix.
As agências vencedoras foram: DM9DDB e Grey Brazil, 1 Prata e 1 Bronze para cada (4); BETC, Lew’Lara\TBWA e Little George, 1 Prata por empresa (3); e Africa, AKQA e Publicis, 1 Bronze cada (3). Aproveite os próximos minutos para conhecer os cases:
Categoria Silver (prata)
Subcategoria: Healthcare & wellbeing (Saúde & bem-estar)
Amazon warriors safe collection, Ketchum
Subcategoria: Charities & non-profit (Caridade & Sem fins lucrativos)
Braille Bricks, Lew’Lara\TBWA
Subcategoria: Media Relations (Relações com a mídia)
Woman Interrupted, BETC
Subcategoria: Social Community Building/Management (Gestão social)
Kiss the Kremlin, DM9DDB
Subcategoria: Audience targeting/Engagement Strategies (Audiência/Engajamento estratégico)
On hold music festival, Grey Brazil
https://player.vimeo.com/video/216270424
Categoria Bronze
Subcategoria: Events & Stunts (Eventos & Criatividade publicitária)
Whopper Exchange, AKQA
https://www.youtube.com/watch?v=gxaWtV7i3K8
Subcategoria: Live shows/Concerts/Festivals (Shows/Festivais)
On hold music festival, Grey Brazil
Subcategoria: Sponsorship & Partnership (Patrocínio & Parceria)
The cliché, Publicis
Subcategoria: Real-time response (Resposta em tempo real)
Kiss the Kremlin, DM9DDB
Subcategoria: Sponsorship & Partnership (Patrocínio & Parceria)
The debut (vídeo não disponível na web), Africa