• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Coberturas
14 cases brasileiros concorrem na categoria PR Lions em Cannes

14 cases brasileiros concorrem na categoria PR Lions em Cannes

Ariane Feijó by Ariane Feijó
3 de agosto de 2022
in Coberturas, Destaques
0
28
SHARES
276
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

RP é desejada em Cannes, mas ainda pouco compreendida. Os números de Cannes Lions 2017 impressionam: são mais de 41 mil cases inscritos (41170, para ser mais exata) em todas as categorias – que vão de campanhas de inovação e digital, passando pela saúde e indústria farmacêutica até as mídias tradicionais.

Categorias como PR (Relações Públicas, em inglês) e P&A (Promo & Activation) seguem entre as mais desejadas para garantir um Leão no CV e que mais crescem, ano após ano, em número de inscrições.

Após um longo processo de julgamento hoje começaram a ser revelados os finalistas. Em PR, a categoria que nos levou à Cannes para cobertura, foram 2208 inscritos de todo o mundo, mas só 10% deles estão concorrendo ao desejado Leão: são 228 finalistas (em shortlist, como se diz por aqui). Destes, 15 trabalhos são brasileiros, que concorrem em diferentes subcategorias e nos dão 21 chances de voltar para o Brasil com o prêmio máximo do mundo da criatividade.

Alto volume de inscrições, baixo volume de finalistas. Afinal, o que impede o verdadeiro propósito das RP de ganhar prestígio e visibilidade no mundo da criatividade?

HojeAmanhã os trabalhos finalistas são premiados com 4 tipos de Leões: Ouro, Prata e Bronze e o Grand Prix, que é o prêmio máximo para o trabalho melhor pontuado pela equipe de jurados da categoria.

O que nos perguntamos é o que faz uma taxa de conversão de cases inscritos (2280) em finalistas (apenas 228) tão baixa? Será a qualidade dos trabalhos ou os RPs do mundo que não sabem inscrever no evento?

A Presidente do Juri, Karen van Bergen, CEO, Omnicom Public Relations Group, United Nations, comentou os critérios que nortearam a seleção dos cases.

“O trabalho que vencer o Leão de PR este ano será baseado em pesquisa, insights e estratégias baseadas na análise de dados, demonstrando tangibilidade na mensuração e resultados e também impacto social. Terá de ser autêntico com o propósito da marca, demonstrando profundo envolvimento com a audiência, capaz de inspirar e emocionar o público. Além disso, o case ganhador elevará nossas expectativas mais alto do que nunca, mostrando onde a nossa indústria é mais efetiva, tocando mentes e corações ao demonstrar na prática o impacto incrível que as relações públicas podem criar”.

Embora o propósito de Karen esteja muito alinhado com a mentalidade das Relações Públicas, o fato é que muitas agências ainda inscrevem nesta categoria por terem cases com grande visibilidade, compartilhamento e engajamento nas redes sociais. Mas e o relacionamento, que é a essência disso tudo?

Um exemplo é o case da Heineken: um vídeo que era mídia digital, ganhou grande alcance e foi selecionado como finalista de PR. Será mesmo que vale? Todos ficaram sabendo que os participantes eram atores. Se, neste caso, o festival premia a ideia, e não o propósito da construção de relacionamento, será mesmo que RP é a categoria mais apropriada?

O que deveria ser um case finalista de PR em um festival como Cannes? Amanhã, quando soubermos os vencedores, vamos voltar a estes critérios. Mas o fato é um só: precisamos falar, cada vez mais, de RP e do que de fato move o propósito da nossa profissão.

Confira os trabalhos finalistas:

– The Colour of Corruption da Grey para Reclame Aqui

– On Hold Music Festival da Grey para Reclame Aqui

– The Rewearable Dress da Young para Santa Casa

– The Debut da Africa para a AB Inbev (Bud) / ESPN

 

Tags: Cannes LionsDestaques do Cannes
Previous Post

Um manifesto global em prol das Relações Públicas: Support your local PR

Next Post

História com emoção e verdade rende palco em Cannes Lions

Ariane Feijó

Ariane Feijó

Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.

Next Post
PR Lions Cannes Lions 2017

História com emoção e verdade rende palco em Cannes Lions

RP Week e Prêmio Universitário Aberje: venha dar visibilidade a sua carreira desde cedo!

RP Week e Prêmio Universitário Aberje: venha dar visibilidade a sua carreira desde cedo!

A garota destemida leva o principal prêmio de Relações Públicas em Cannes

A garota destemida leva o principal prêmio de Relações Públicas em Cannes

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • Ai News
  • articles
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.