Endomarketing é uma estratégia de comunicação institucional voltada para o público interno de uma organização e que busca construir uma boa imagem e reputação da empresa junto aos seus funcionários. Mais do que isso, uma boa estratégia de endomarketing tem o poder de influenciar na construção de um clima organizacional positivo, melhorar a produtividade das equipes de trabalho, atrair e reter talentos – fatores esses que influenciam diretamente no sucesso de uma empresa.
Também conhecido como marketing interno, o endomarketing opera através de ações institucionais, com o objetivo de construir equipes motivadas compostas por pessoas que se sintam, de fato, importantes na atuação da empresa.
Mas para que a estratégia de marketing interno seja eficiente, ela precisa caminhar de mãos dadas com a área de recursos humanos, já que não se resume apenas a ações de marketing. O RH se torna um dos canais de comunicação com os funcionários, trazendo informações preciosas a respeito das necessidades dos colaboradores e transformando dificuldades em oportunidades de melhoria e crescimento para ambos, funcionário e empresa.
As organizações que adotam estratégia de endomarketing demonstram preocupação com a experiência de seus funcionários em sua atuação e seus resultados. Estimular a construção de um ambiente de trabalho que valorize o colaborador e estimule-o a se desenvolver pessoal e profissionalmente resulta na admiração dos empregados – e é esta a chave para reduzir taxas de turnover (ou rotatividade de funcionários) e aprimorar a reputação da empresa. Funcionários felizes podem ser os melhores canais de comunicação de uma empresa.
Para saber mais sobre o assunto e entender como uma boa estratégia de marketing interno pode trazer resultados preciosos, conversamos com Cristina Metidieri, Gerente de RH e coordenadora de endomarketing da RMA Comunicação, uma das agências ganhadoras do selo Love Mondays das 50 Empresas Mais Amadas do Brasil.
Nada melhor do que entender como RMA enxerga a importância dessa estratégia e como ela própria transformou o endomarketing em parte da sua cultura organizacional. Confira abaixo a entrevista na integra!
Blog RP: Muitas empresas adaptam o conceito de endomarketing e constroem os seus próprios. Qual o significado de endomarketing para a RMA e como vocês enxergam o impacto gerado através dessa estratégia?
Cristina: Consideramos o endomarketing um conjunto de técnicas de marketing interno alinhadas com conceitos de recursos humanos que são fundamentais para obtenção e manutenção de um excelente clima interno. O funcionário deve ter orgulho da empresa em que trabalha. Sabemos que a opinião do público interno cada vez mais influencia a percepção do público externo sobre a empresa. Assim, nossos funcionários são os embaixadores da nossa marca. 100% dos nossos funcionários indicariam a RMA para um amigo trabalhar, segundo pesquisa interna.
Somos reconhecidos no setor pelo bom clima da empresa. Esse ano ganhamos o selinho da Love Mondays, onde aparecemos em 15o das PMEs. Pelo 4o ano consecutivo, fomos classificados no ranking das Melhores Agências de Comunicação para se Trabalhar, segundo o instituto GPTW, sendo que em 2013 fomos a campeã, a número 1!
Blog RP: Há quanto tempo a RMA trabalha com endomarketing? Qual a razão que levou a agência a começar a se desenvolver na área?
Cristina: Acredito que desde o início. A RMA sempre trabalhou a sua comunicação interna com muita transparência. A nossa comunicação é de portas abertas, mão dupla, que fortalece o relacionamento com nossos funcionários. Investimos em desenvolvimento profissional e pessoal e o plano de capacitação a cada ano fica mais eficaz e participativo. Ações sociais constam em nosso calendário anual e aumentamos o investimento nas campanhas de endomarketing.
A primeira campanha de endomarketing da RMA foi lançada em meados de 2006. Queríamos engajar os funcionários e integrar as equipes. Começamos com algo simples, mas bem colaborativo, educativo e também divertido. Batizamos de Princípios Beatles.
Trabalhamos durante o ano conteúdos e desafios baseados nos quatro princípios da filosofia Beatles de ser, que são:
- Estimule o trabalho entre membros de uma equipe muito antes que comecem a trabalhar juntos
- Faça suas músicas evoluírem e traga em sua centésima reunião com um cliente o mesmo nível de idéias, novas perspectivas e entusiasmo que trouxe na primeira
- Ajude os membros de uma equipe a se tornarem marcas-dentro-de-uma-marca, dando-lhes uma idéia que os façam brilhar
- Coloque profissionais diversificados na mesma equipe e estimule a competição amigável para produzir as melhores idéias.
E relembro que começamos com o pé direito! Conseguimos ganhos qualitativos de clima. De lá pra cá não paramos mais.
Blog RP: Como vocês acreditam que o endomarketing pode entregar resultados para as organizações?
Cristina: Num ambiente cada vez mais competitivo, a empresa ser reconhecida pela valorização das pessoas é sem dúvida um enorme diferencial. Isso contribuí para atração de talentos e retenção. Profissionais que trabalham no que gostam, num ambiente favorável ao bem estar e qualidade de vida são mais produtivos e entregam com mais qualidade.
Uma pesquisa recente realizada por uma universidade na Califórnia fez a correlação entre felicidade e produtividade e os resultados são de brilhar aos olhos de qualquer empresário. Em média, um funcionário feliz é 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e suas vendas são 37% mais elevadas. Que empresa não busca em sua estratégia o crescimento, superação de resultados e maiores lucros? E esse mérito é de endomarketing, sem dúvida.
Blog RP: Você disse que as Habilidades que Transformam, temática central da RP Week deste ano, têm tudo a ver com a estratégia da campanha de endomarketing da RMA. Quais habilidades transformadoras são mais importantes para a agência?
Cristina: Acreditamos na eficiência das estratégias de endomarketing e visamos a mobilização da nossa equipe para o despertar para o novo, para buscar sempre atualizações. Assim, estimulados nossos funcionários a desenvolverem novas habilidades. Criatividade é o foco da nossa campanha desse ano, que chama-se MAOS À OBRA. Diferente das anteriores, essa campanha é mais livre e vai sendo construída por todos ao longo do ano. Já aconteceu muita coisa legal. Trazemos referências pra dentro da agência ou saímos em busca de conhecimentos e referências.
Fizemos um Happy Hour Inspiracional na agência para receber um personagem que surpreendeu a todos. Diones Reis, um manobrista de garagem que com pouco estudo e muita força de vontade tornou-se poeta e publicou um livro. Em sua palestra ele esbanjou simpatia e provou que não há limites para seus sonhos.
Também trouxemos um grupo teatral pra trabalhar técnicas de improviso. E fomos pra rua visitar a exposição interativa da Yoko Ono, no Instituto Tomio Otake, onde o estímulo era lançar um olhar diferente para o simples. Lançamos desafios com premiações para os times. Estamos criando o RMA Labs, um espaço destinado a inovação e criatividade. E assim seguimos a passos largos!
Blog RP: Existem algumas passos básicos a serem seguidos para começar a estruturar um plano de endomarketing?
Cristina: Sim, claro. Os principais passos são conhecer bem o seu público, a cultura da empresa e definir metas. Investir em canais de comunicação pode ser muito interessante também. Um bom plano de treinamento e desenvolvimento é fundamental também. Ah! E nunca esquecer de celebrar e comemorar! Comemorem conquistas, metas atingidas, o nascimento de um filho, a conclusão de um curso!
Gosto de contar que temos um turnover reverso, nem sei se existe esse termo! (risos). Vários funcionários que saíram da RMA em busca de novos desafios retornaram para a agência.
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A RMA Comunicação é uma das agências que acreditam nas habilidades que transformam, e por isso abrirá suas portas para receber a RP Week #4! Não perca a oportunidade de conhecer a agência e garanta o seu lugar na visita: