• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Apresentação Criativa: saiba por onde começar a sua

Apresentação Criativa: saiba por onde começar a sua

Convidados RP by Convidados RP
9 de junho de 2017
in Opinião
0
13
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Desenvolver uma apresentação criativa não é uma tarefa simples. Mas, com algumas diretrizes, é possível alcançar o nível certo de criatividade que vai funcionar para você como apresentador, para a sua mensagem e, principalmente, para a sua audiência.

Quando a MonkeyBusiness começou a trabalhar oferecendo apresentações criativas e eficientes para nossos clientes, lá em 2008, precisávamos explicar o que era ser criativo em uma apresentação antes mesmo de falar sobre a agência em si. Era um momento em que a maioria dos profissionais ainda não tinha certeza de como melhorar suas apresentações, mesmo buscando isso e sabendo que era um gap a ser resolvido.

Assim, vamos entender o principal fator que determina a qualidade e o grau criativos da sua apresentação:

Quem é você como profissional e como apresentador?

Começamos pela sua atuação profissional, pensando em um fator de personalidade que pode determinar sua criatividade. Notamos que, para criar uma apresentação, é preciso dominar dois tipos de pensamentos bastante antagônicos: o pensamento convergente e o pensamento divergente.

Participe do workshop Estratégia de Planejamento de Apresentações, com Marco Franzolim, na RP Week #4 e saiba como preparar apresentações que encantam e transmitem as suas ideias.

Isso porque o conteúdo da sua apresentação é a base da criatividade que influenciará diretamente o design do material. É importante pensar em dois momentos: primeiro, organizar os argumentos. Segundo, pensar na forma criativa, analogias e figuras de linguagem para entregar o conteúdo de maneira diferenciada e criativa para o público. E, então, chegamos no pensamento antagônico:

Para realizar a primeira etapa, em que você reúne argumentos, é necessário ter pensamento analítico: encontrar, dentro de um escopo pré-determinado, os melhores argumentos para convencer o seu público. Nessa etapa, não existe muitos lugares para se procurar: é preciso vasculhar bem em um espaço limitado. Aqui é onde vive o pensamento convergente.

Na etapa seguinte, quando os argumentos estão determinados, vamos encontrar alegorias, exemplos, pontos de vista novos e criativos para contar esses argumentos de uma forma diferente. E é neste momento que utilizamos o pensamento divergente: sair desse pequeno espaço e encontrar, no universo, a criatividade.

Quem é bom no pensamento divergente, dificilmente também é bom no convergente. Portanto, dependendo da sua atuação profissional e habilidades, você deve estar mais próximo de um ou de outro e o que funciona melhor para você.

Quando for planejar a sua apresentação, faça primeiro uma auto-análise e descubra em qual tipo de pensamento você é melhor. E aposte nele. Com certeza você terá uma apresentação mais confortável e verdadeira para você e e interessante para o seu público. Conte também com a equipe profissional e multidisciplinar da MonkeyBusiness para ajudar você a criar apresentações que encantam – espero você na RP Week #4! Já se inscreveu? 🙂

Por Marco Franzolim

Marco Franzolim é sócio fundador e diretor de comunicação da MonkeyBusiness. Publicitário, também é professor da ESPM e palestrante.

Tags: apresentação criativaapresentação profissionalpreparando sua apresentação
Previous Post

Endomarketing: o marketing (e os resultados) de dentro para fora

Next Post

Kiki Moretti fala sobre o mercado e as habilidades do RP contemporâneo

Convidados RP

Convidados RP

Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.

Next Post
Kiki Moretti fala sobre o mercado e as habilidades do RP contemporâneo

Kiki Moretti fala sobre o mercado e as habilidades do RP contemporâneo

blog RP Festival de Criatividade de Cannes Lions

Com 41.170 trabalhos inscritos, o Festival de Criatividade de Cannes Lions 2017 começou

Um manifesto global em prol das Relações Públicas: Support your local PR

Um manifesto global em prol das Relações Públicas: Support your local PR

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.