Caro RP, se você está iniciando sua carreira em Relações Públicas ou deseja migrar de área de atuação, este texto é para você!
A programação da RP Week #4 conta com um workshop imperdível que vai falar sobre “O RP que toda agência quer ter”, conduzido por Rose Pimentel e Cibele dos Anjos, da In Press Porter Novelli.
Conversamos com a diretora da In Press Porter Novelli, Rose Pimentel, para saber mais sobre o que o mercado busca no profissional de RP e entender o conhecimento que precisamos adquirir para desenvolver uma carreira em Relações Públicas dentro de uma agência de comunicação.
Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, Rose Pimentel é jornalista, mas diz ser também RP de coração. Ao longo da sua trajetória profissional, se especializou em Brand PR e Comunicação Corporativa. Na In Press Porter Novelli há mais de 15 anos, já liderou contas como Ambev, Unilever e Senac São Paulo, e atualmente dirige o atendimento de comunicação integrada da PepsiCo Brasil e a área de Planejamento e Criação da agência.
O trabalho de liderança de campanhas de relações públicas em diversos segmentos tem contribuído para o desenvolvimento e a consolidação da imagem de marcas. Uma das suas características é mergulhar profundamente na real necessidade de comunicação para construir o planejamento estratégico com solução focada em resultados.
Mas, para ser capaz de compreender os objetivos de negócio de marcas e a necessidade de seus clientes, o RP precisa ter a capacidade de buscar aprendizado constante – e nada melhor do que receber dicas preciosas de quem tem muito conhecimento na área e que pode nos dar hacks sobre o caminho a ser seguido para a construção de uma carreira em relações públicas da qual possamos nos orgulhar. Continue lendo e confira a entrevista completa com Rose Pimentel.
Blog RP: Qual a principal habilidade que precisa ser dominada por quem deseja seguir carreira em relações públicas dentro de agência de comunicação?
Rose: A principal característica do RP é buscar entender mais sobre as necessidades do cliente. Outra habilidade que deve ser dominada por esse profissional é como ele concentra o entendimento e o conhecimento para oferecer ao cliente a melhor solução de comunicação. O profissional de RP deve desenvolver a habilidade de estar sempre próximo do cliente, buscar sempre entender o problema, estar por dentro do mercado no qual o cliente está inserido, sempre atento às novidades do segmento.
Blog RP: Temos consciência de que, hoje, apenas a graduação não é o suficiente (e nem é garantia de sucesso, pois o diploma é só o começo). Como você aconselharia o profissional que deseja seguir carreira em relações públicas a desenvolver seu conhecimento e traçar um perfil profissional que toda agência quer?
Rose: O primeiro passo é começar a ter contato com o mercado de trabalho, para saber quais são as suas fortalezas e quais são aquelas habilidades que você tem que melhorar. Saber qual sua maior habilidade e o que você mais gosta de fazer, pois é muito importante você seguir o que te dá mais prazer, porque tudo que você faz com prazer você faz melhor. Além de buscar aumentar seu conhecimento naquilo que você não domine tão bem, através do aprendizado continuado em cursos e eventos.
Blog RP: O que é melhor para uma agência, um RP que saiba de tudo um pouco, ou um RP especialista em área específica?
Rose: Por muito tempo o mercado focou nesse profissional generalista – e eu acredito que o mercado em geral, não só de comunicação. É importante você conhecer um pouco de tudo de comunicação, mas hoje nós percebemos que, se você é um especialista e domina apenas uma área, não significa algo ruim. Num setor de comunicação, trabalhamos com profissionais especialistas de cada segmento para construir um todo, um conjunto. Uma agência de PR pode se compor tanto com os profissionais generalistas quanto com os profissionais especialistas. Ser um expert em determinado segmento não impede a sua capacidade de atuar em outro segmento diferente daquele que você mais domina.
Blog RP: Na sua visão, o que os clientes de uma agência de comunicação esperam do profissional de RP?
Rose: Hoje em dia, as empresas possuem departamentos de comunicação cada vez mais enxutos. Como agência, elas esperam que sejamos a parte estratégica da comunicação da organização, que tenhamos comprometimento com as metas deste departamento, e que, de certa forma, sejamos capazes de elevar o nível da comunicação da empresa. As empresas enxergam a agência como uma extensão do seu setor de comunicação, e o cliente espera que pensemos como eles, como uma extensão da própria empresa.
Quer saber mais sobre o que o mercado exige da nossa profissão? Não perca a chance de participar da RP Week #4! CLIQUE AQUI para garantir a sua vaga com 15% de desconto nos workshops. 🙂