O primeiro dia de RP Week também marcou a primeira visita do evento à uma das 5 maiores agências de RP do mundo. A Ketchum recebeu os integrantes da RP Week de portas abertas, em um bate-papo descontraído sobre a estrutura da agência no Brasil, o mercado da comunicação no país e, também, sobre Performance em RP.
Sandra Uehara e Flavia Cristina Venancio fazem parte do time de Recursos Humanos da Ketchum no Brasil, responsável por buscar, capacitar e manter os talentos da empresa. Elas abriram a conversa contando sobre o desenvolvimento da agência no país, que tem origem norte americana e mais de 90 anos de trajetória, e que preza pelo desenvolvimento dos seus funcionários. Hoje, a agência é formada por 3.000 colaboradores, à nível global, sendo que 170 deles estão no escritório em São Paulo. Uma empresa global em sua cultura e atuação, está presente em 70 países, com mais de 100 escritórios.
A agência preza pela capacitação de seus talentos, e por isso criou a Ketchum University, onde busca tornar os melhores ainda melhor, conforme o slogan making the best better. Através de um espaço virtual, os integrantes dos times podem desenvolver os mais diversos talentos, em cursos oferecidos online.
Performance em RP
O ponto-chave da reunião foi a temática Performance em PR. Rafael Lucas é o Gerente de Performance Digital da Little George, agência de Criatividade e Digital que faz parte da Ketchum, e deu uma aula de performance em relações públicas ao apresentar o case do trabalho desenvolvido para a P&G na campanha dos Jogos Olímpicos de 2016 – que deu origem a um sistema de performance desenvolvido pela própria agência, o DIPP (Digital Performance Platform), não disponível no mercado.
O desafio da campanha era desenvolver um método de monitoramento de performance das campanhas e ações de ativação da marca P&G desenvolvidas para as Olimpíadas e, de acordo com a performance dos resultados analisados em tempo real, adaptar as ações para alcançar a maior eficácia possível. A partir desse desafio, a agência desenvolveu o primeiro serviço de análise de performance e em escala real de tempo, guiado por três etapas específicas:
- Monitoramento e escuta social, para identificar os influenciadores corretos, criar o conteúdo certo para a P&G, oferecer what is trending, identificar as melhores oportunidades para a marca e acompanhar os principais concorrentes.
- Mensuração, para implementar metodologia própria para mídia tradicional e social.
- Relatórios, extraídos através do mapa de engajamento em tempo real e usando os dashboards de sistemas próprios da agência.
Rafael contou como trabalho do relações públicas se desenvolveu de forma exponencial a partir do desenvolvimento tecnológico e das ferramentas de monitoramento, que geram novas oportunidades para a profissão ganhar destaque no Brasil: com métricas de BI e Big Data, abrem-se novas possibilidades de construção de relacionamento com os públicos e de reputação de marcas.
Para Rafael, o perfil analítico precisa ser desenvolvido no profissional de RP da atualidade – pois é esse conhecimento, aliado à compreensão de BI, Big Data e Analytics, que entrega os insights necessários para construção de campanhas e ações de RP que geram impacto e entregam retorno sobre o investimento.
Este é um conhecimento bastante escasso no mercado da comunicação, segundo o Gerente de Performance da agência, que deixou claro que essa pode ser uma grande oportunidade para o profissional que desejar se especializar na área – especialmente para quem quer fazer parte da Ketchum. #FicaaDica. 😉
Com um pouco mais de um ano de “vida”, a Little George conquistou 2 Leões no Festival de Cannes de 2017: prata na categoria de PR e bronze na categoria de Health & Wellness, ambos com a campanha Amazon Warriors Safe Collection, para Ananse Book Collection. Conheça o case prêmiado:
Por Luana Leão*
Luana Leão é acadêmica de Relações Públicas e coordenadora do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017