• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Coberturas
RP, precisamos de você! – RP Talk #1

RP, precisamos de você! – RP Talk #1

Lucas Taidson by Lucas Taidson
3 de agosto de 2022
in Coberturas, Opinião
0
332
SHARES
2k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O mundo está mais complexo e em constante mudança. Precisamos assimilar a reinvenção do mundo e o RP pode ser um grande facilitador. Rodolfo Araújo, Diretor de Branding, Atitude de Marca e Inteligência, da Edelman Significa, abriu a RP Talk deste ano.

Mas, qual o desafio do RP? O primeiro passo é entender a nossa função. Posteriormente, enxergar nas empresas uma capacidade de respostas, em função da falta de confiança das pessoas no sistema em que vivemos.

A incapacidade dos líderes, tanto de empresas quanto do governo, deserta o sentimento de injustiça e medo nas pessoas. Cabe aos novos profissionais de comunicação transformar o cenário de desconfiança.

“As pessoas do século 21 querem empresas do século 21, que conversem com os movimentos do século 21.  Precisamos tirar o fone de ouvido, ouvir o outro e estabelecer diálogo para gerar confiança. E o que é essa confiança? É essa expectativa. É um sentimento, que quer dizer fé. Também é um indicador que funciona como um termômetro e os RPs trabalhando para as marcas, precisam ser bons analistas de cenários”, disse Rodolfo.

É nosso papel, enquanto comunicadores, resgatar a confiança – uma vez que esse sentimento é um ativo que afeta diretamente a decisão de compra dos consumidores. Os RPs precisam contextualizar o trabalho dentro de uma demanda de confiança porque isso vale dinheiro.

Estudos recentes mostram que as pessoas confiam mais em empresas e ONGs em relação a governo e mídia. Como também sentem maior confiança em pessoas comuns – mesmo que não as conheça.

Quebrar a confiança perde dinheiro. Em função disso, a comunicação não deve ser mais B2B ou B2C. Precisamos falar em P2P. Pessoa para pessoa. Não mais “manda quem pode, obedece quem tem juízo. Devemos pensar em significado e relevância.

Precisa ir muito além de produto ou serviço de hoje. Até porque amanhã ele não existirá. A maior parte das pessoas concordam que é possível uma empresa lucrar e, ao mesmo tempo, melhorar as condições socioeconômicas de onde opera.

Atenção e reputação não podem mais ser compradas. Diante da evolução dos processos de marketing, agora as marcas precisam ganhar o direito de participar das conversas da sociedade. O diálogo passa a ser o ponto central.

E essas conversas acontecem em um cenário midiático cada vez mais complexo. Nesse sentido, nossa curadoria mudou. O retorno reputacional está associado a recomendação e defesa.

Estamos falando de relacionamento

Quanto melhor o relacionamento, mais atenção se conquista. Mais que uma logo e um nome, trata-se de uma simbologia de uma cultura construída de dentro para fora, considerando diálogos e relacionamento em primeiro lugar.

Comunicadores devem agir antes de falar. É fundamental pensarmos em integridade, engajamento, produtos, propósito e operações.

Rodolfo ressaltou que “o mundo se aproximou das relações públicas. O mundo se aproximou de vocês, uma vez que as pessoas precisam ser o centro das marcas e das organizações”.

 

Tags: RP Week
Previous Post

A grande (micro)revolução: Todo Mundo Precisa de Um RP

Next Post

Visita à Mutato: criatividade e inovação norteiam ações de comunicação

Lucas Taidson

Lucas Taidson

Relações Públicas, especialista em Neuropsicologia. Se dedica a construir estratégias de conteúdo para desenvolver ações de comunicação e marketing que geram reputação e vendas.

Next Post
Visita à Mutato: criatividade e inovação norteiam ações de comunicação

Visita à Mutato: criatividade e inovação norteiam ações de comunicação

Você olha para a diversidade com empatia?

Você olha para a diversidade com empatia?

Habilidades-que-transformam

Habilidades que Transformam - RP Talk #7

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In