Ambiente descolado, composto por mesas compartilhadas, paredes cheias de arte moderna e estrutura arquitetônica semelhante a um contêiner. Esse foi o clima da visita à Agência Mutato, no qual os participantes puderam entender porque a empresa é reconhecida como inovadora e criativa.
A Mutato não se considera uma agência de publicidade tradicional, pois se define como uma agência de branded content, no qual o conteúdo de entretenimento norteia os objetivos de publicidade da marca. Seu mantra está baseado em três premissas:
- Adaptação: a comunicação precisa estar aberta às mudanças sociais, estudar e compreender seu contexto e adaptar essas mudanças aos discursos de marca;
- Mudança: a intimidade com a tecnologia, velocidade e disponibilidade de informações, os movimentos sociais vão ganhando cada vez mais forma e as marcas precisam estar atentas ao seu compromisso social;
- Readaptação: esteja atento às tendências e readapte seus conceitos pré-estabelecidos. Há mudanças acontecendo constantemente e é preciso acompanhá-las.
Eduardo Zanelato, estrategista de conteúdo da Mutato, conduziu a visita e apresentou alguns cases da agência, destacado que as relações públicas precisam analisar constantemente o ecossistema que envolve seus públicos. Vejamos alguns cases apresentados:
Avon
Para Eduardo, a retrospectiva da Avon 2016 exemplificou exatamente o que a Mutato se propõe a entregar aos clientes: adaptação, afinal a marca precisou se reinventar quanto ao seu discurso de marca; mudança, pois acompanha e defende a causa de valorização à diversidade de gênero; e readaptação, já que todo projeto de comunicação atendeu aos objetivos específicos de campanha, manteve-se alinhada ao seu conceito, mas alterou-se sempre que necessário ao contexto social.
Netflix
https://www.youtube.com/watch?v=6LOIU9tbk68
A Mutato prioriza clientes de grandes marcas e o Netflix foi um dos últimos que entrou para suas contas, gerando ainda mais visibilidade para a empresa. Nesta campanha, Eduardo contou que buscaram influenciadores no cenário brasileiro, que estivessem alinhados ao discurso de marca e contexto social. Também informou que são responsáveis pela gestão de redes sociais da marca, destacando que a mensuração de resultados em cada ação na campanha é importante e definitiva para que o cliente enxergue valor no trabalho que está sendo desenvolvido.
Embora a Mutato não seja uma agência essencialmente voltada para PR, Eduardo buscou adaptar o conteúdo da visita ao público visitante, explicando como são definidos os objetivos de campanha para públicos, a partir da Régua de Relacionamento. Essa metodologia, classifica os interagentes em: desconectados, conectados, interessados, engajados e defensores, cujo ecossistema é progressivo e contínuo, mas não necessariamente linear.
Cada classificação de público recebe um cuidado diferenciado na interação de marca e são monitorados conforme seu nível de engajamento. Essa metodologia facilita para que sejam mapeadas as oportunidades e fragilidades de cada discurso de campanha, delineando os conteúdos que serão produzidos para a marca em cada ação.
Thais Gonçalves*
*Thais Gonçalves é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.