• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Coberturas
Storytelling Organizacional: como contar histórias através da narrativa real

Storytelling Organizacional: como contar histórias através da narrativa real

Redação TMPRP by Redação TMPRP
3 de agosto de 2022
in Coberturas, Mercado
0
42
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Apenas 5% das pessoas se lembram dos gráficos e estatísticas apresentados em uma reunião, enquanto 63% se lembram facilmente de uma história bem contada. E saber contar histórias é habilidade fundamental para um bom Relações Públicas.

No workshop de Storytelling durante a RP Week #4, Rodrigo Cogo, autor do livro “Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação” (Aberje Editorial/2016), compartilhou a sua experiência e emocionou os participantes com os cases apresentados durante a atividade.

Rodrigo iniciou o workshop fazendo duas apresentações, na primeira falou da sua formação e experiência profissional e na segunda contou sobre seu cachorro, signo e descendência italiana. Desta forma o palestrante já iniciou mostrando como uma apresentação emotiva e pessoal cria uma relação com o público.

Storytelling sempre existiu, mas dentro das organizações é recente, começou a ser usado como estratégia de comunicação na década de 90. O storytelling não é apenas uma contação de histórias, a sua essência está na narrativa.

Essa narrativa, que precisa contar uma história real de forma envolvente, não pode ser considerada uma técnica ou uma fórmula pronta, tem que ser criada a partir de um processo que leva em conta diversos detalhes. O profissional que vai captar as informações para contar a história tem que levar em consideração o contexto da cultura corporativa, tem que ter olhar atento e questionador.

As histórias podem ser contadas nos mais variados formatos, com ou sem recursos áudio-visuais. Podem, inclusive, ter início em um formato e continuar em outro: esse é o chamado transmídia storytelling, que consiste em integrar a narrativa em diferentes canais.

4 pilares do Storytelling

  1. Atrair atenção;
  2. Gerar emoção;
  3. Facilitar a compreensão;
  4. Garantir memorização junto a um público.

Garantidos esses quatro pilares, o quinto é a ter a mudança de comportamento do público como horizonte.

O papel do RP no Storytelling

Durante o processo de construção da narrativa o Relações Públicas atua na captação das histórias, na sensibilidade de identificar quem serão as pessoas que vão falar e de selecionar as histórias que serão captadas. Ou seja, está mais ligado ao início do processo. O olhar do RP é mais voltado para captar a realidade.

Insights de Rodrigo Cogo para um bom Storytelling

– “A base do storytelling real é a memória, não é a criatividade, a inovação, mas sim a compreensão da memória.”

– “Tenha desapego por mostrar a marca ou o produto no meio da história – o ideal é levar as pessoas pela narrativa e no final mostrar a marca ou o produto.”

– “A história não está no captador, o papel deste é estimular e instigar a história no outro.”

Por Ellis Rezende*

*Por Ellis Rezende é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.

Tags: RP Weekstorytelling
Previous Post

Estratégia e planejamento de apresentações: uso, forma e conteúdo

Next Post

#GOT gerando exemplos de qualidade no ambiente profissional

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post
#GOT gerando exemplos de qualidade no ambiente profissional

#GOT gerando exemplos de qualidade no ambiente profissional

Canvas do Projeto de Voluntariado Empresarial: Workshop com Marcelo Nonohay

Canvas do Projeto de Voluntariado Empresarial: Workshop com Marcelo Nonohay

Construção de Carreira em RP: quais são seus objetivos profissionais?

Construção de Carreira em RP: quais são seus objetivos profissionais?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.