• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
Todo mundo só quer ter razão

Todo mundo só quer ter razão

Pedro Prochno by Pedro Prochno
13 de setembro de 2017
in Destaques, Opinião
0
21
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Esse texto é só uma reflexão! Minha, comigo mesmo. Voltado aos primórdios (com palavras bem velhas assim mesmo) do então Blog Relações. Criado por isso: pra eu refletir comigo mesmo, e com o mundo, e quem sabe assim permitindo que a gente aprenda um com os outros.

A internet foi inundada nos últimos dias por ódio: daqueles que odeiam a exposição Queermuseu e dos que odeiam quem odeia a exposição. O bate-boca foi e está sendo grande. Muito grande. Não para! Fui envolvido nele sem nem querer, sem nem pedir. Li muito, matérias de um lado e de outro, vários, muitos, incontáveis comentários de amigos, nem tão amigos, desconhecidos e alguns fóruns. Tudo pra tentar entender o que tava rolando – acho que tá rolando muito ódio, muita raiva, muita polarização e tá faltando muita empatia.

Tenho como um dos lemas de vida que “diferente não é errado, é apenas diferente.” É uma das coisas mais ricas que aprendi. Isso, combinado com o meu constante e atual esforço para desenvolver e aprimorar a empatia só tem me feito ficar mais e mais afastado de discussões como estas, de debates acalorados onde é sempre preciso tomar um lado.

Como ser humano, primeiro precisei entender que não sou o centro do mundo, nem especial, e muito menos sei mais do que alguém. Depois aprendi que a gente só aprende mesmo quando a gente se dispõe a se colocar em uma situação de escuta ativa, entender e se colocar no lugar do outro, e então interpretar aquilo com o nosso repertório e ver em qual lugar novo a gente vai se colocar – pq mudar de opinião ou posição não é demérito algum. E com o tempo eu aprendi que isso chama-se empatia.

Eu fui aprendendo também que existem pessoas que tem determinada religião, e que existem outras que não concordam com ela – e que isso está tudo bem, desde que não exista disseminação de ódio ou violência. Mas aprendi também que existe uma linha muito tênue entre se fazer uma crítica a algo ou alguém e esse algo ou alguém se sentir desrespeitado. Mas principalmente aprendi que, em situações como esta, não se pode usar de violência, JAMAIS, para se combater o que pode ser interpretado como violência também – e que isso, amigx, é muito, mas muito difícil.

E o que tenho visto hoje é que a gente tem se fechado em bolhas, que a gente não tem olhado pra três coisas muito importantes, mas MUITO MESMO: repertório, contexto e diversidade.

Qualquer coisa, retirada de contexto, dá errado. Qualquer uma. E é justamente a falta de contexto que leva a gente a interpretar coisas de forma equivocada, a colocar problema onde não existe ou até a criar problemas quando a gente podia evitar eles no primeiro lugar. Pq na verdade, o que a gente quer mesmo é ter razão, e estamos dispostos a ir até o limite pra provar pra quem quer que seja, que quem está certo, somos nós!

Previous Post

A nova indústria da comunicação e a reinvenção do mundo

Next Post

Como aplicar o design thinking ao marketing digital?

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post
Como aplicar o design thinking ao marketing digital?

Como aplicar o design thinking ao marketing digital?

Relacionamento: você sabe interagir com seus públicos?

Relacionamento: você sabe interagir com seus públicos?

gestão de crises em comunicação

Gestão de Crises: 8 passos para o plano de contingência

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.