O World Communication Forum (WCF) é um dos principais eventos de comunicação mundial e deve estar no radar dos RPs que buscam se manter atualizados. O evento traz uma visão diferenciada da comunicação global, com um olhar mais voltado para as tendências do eixo Ásia-África-Europa.
Para contar um pouco mais sobre o WCF e quais as tendências de comunicação global, entrevistamos Eduardo Vieira, Sócio-fundador e CoCEO do Grupo Ideal, que este ano será jurado do CF4, premiação que faz parte do WCF. Confira a entrevista:
BLOG RP – Por que o WCF é um evento que os profissionais de relações públicas devem acompanhar?
EDUARDO – Principalmente porque ele promove um tipo de discussão complementar à que acontece na grande maioria dos eventos de relações públicas e comunicação corporativa do resto do mundo. O WCF traz uma perspectiva mais voltada aos assuntos do eixo Ásia-África-Europa, fora da influência cultural dos EUA, que costuma predominar na América Latina. Em segundo lugar, é um evento que não traz somente o que acontece em empresas ou tendências para o futuro, mas o que está acontecendo de fato agora em empresas, governos e entidades civis. Esses dois fatores trazem uma visão diferente em relação ao que costumamos ver por aqui, por isso o evento merece atenção.
BLOG RP – Quais são as tendências de comunicação global para 2018? Você destacaria algo em especial para a área das relações públicas?
EDUARDO – Os grandes temas de hoje em dia são Reputação (corporativa, de entidades e indivíduos), Legitimidade (de conteúdo em geral, da mídia/notícias e de figuras públicas/discursos) e Inclusão (seja pela perspectiva de diversidade, de localidades geográficas ou de opiniões). Essas discussões estão em voga atualmente e todas têm um impacto essencial na atividade de relações públicas.
BLOG RP – Em 2017 você foi premiado no CF4 nas categorias Leader of the Future e Evangelist of the Future. Quais características você acredita que um líder na área de comunicação deve ter.
EDUARDO – Um bom líder deve, antes de tudo, ser justo e honesto. Depois, inspirar, ter visão de futuro e ser apto a entregar resultados. E, especificamente em comunicação, ajuda ser criativo, ter pensamento estratégico e uma ótima capacidade de comunicação.
BLOG RP – Se você pudesse dar uma dica para os jovens profissionais que almejam uma carreira global em comunicação, qual seria?
EDUARDO – Seja flexível e estude muito. O mercado nunca passou por um momento de transformações tão rápidas e profundas como agora, então é preciso estar antenado e ter jogo de cintura.
Você também vai gostar de ler: World Communication Forum 2018: Influenciadores Globais Discutem o Poder da Comunicação em Genebra.