Olá! Como está a sua planilha? Cheia de dados financeiros? Ótimo! Parabéns por chegar ao 3º post da série “Como ganhar dinheiro com RP”!
Nessa altura você deve estar pensando:
“Tô gastando muito dinheiro com coisa que não devia, e queria gastar ele com outras coisas”.
Pois é justamente sobre isso que vamos conversar hoje: Para onde quero que o meu dinheiro vá!
Depois da nossa aula on-line (veja o primeiro post da série aqui, o segundo aqui, e lá você vai saber do que estamos falando) você já deve estar craque em fazer os lançamentos na sua planilha e em identificar para onde o seu dinheiro está indo, certo? Ótimo! Porque o primeiro passo para definir um novo destino pra ele é, justamente, saber qual é o destino que ele não deve mais receber.
Então, a primeira coisa que você precisa fazer é olhar para onde o seu dinheiro está indo e identificar aquelas linhas que estão mais pesadas, ou onde você gasta mais dinheiro. Em um segundo momento você pode buscar por todas aquelas onde você poderia gastar menos, como:
- Jantares e barzinhos que poderiam ser evitados
- Bugigangas que você não precisa
- Supérfluos de vestuário e acessórios
Ao fazer isso você verá que a linha “reserva” começa a aumentar, e é daí que vai sair a grana para os teus planos e objetivos! E para isso precisamos dar nomes aos bois. É por isso que eu coloquei, no final da sua planilha, a parte de “Objetivos” onde você pode dar nome para alguns dos seus dinheiros 🙂
Agora pare e vá lá na planilha. Escreva na parte de objetivos pelo menos 3:
- Objetivo de curto prazo (fazer um curso complementar)
- Objetivo de médio prazo (uma pós ou uma viagem)
- Objetivo de longo prazo (uma casa, carro ou um avião)
Tenha claro os seus objetivos e quanto de dinheiro você precisa para cada um deles. Isso vai te ajudar a se planejar e se dedicar a guardar pelo menos um pouquinho de cada vez. Você pode inclusive, mês a mês, separar um dinheiro para cada um dos teus objetivos. Para uns, você vai precisar de menos tempo para atingir. Para outros, de mais.
O começo de tudo é o planejamento, aqui no nosso caso, identificar para onde queremos que o nosso dinheiro vá!
No nosso próximo post, vamos ver como isso vai ficar mais fácil de se tornar realidade. Então mãos à obra, crie seus objetivos, e nos vemos em alguns dias.
Abraços,
Pedro Prochno