Acho que é por momentos como esse que eu, e toda a galera da Todo Mundo Precisa de um RP (sócios e voluntários) se dedicam todos os dias: pra levar as RPs do Brasil pro mundão lá fora, e para dar oportunidades incríveis para estudantes incríveis. 🙂
No começo deste ano a Viviane Mansi me ligou dizendo que um professor da Brigham Young University (EUA) tinha pedido à ela recomendação de estudantes brasileiros para participar de uma conferência de Relações Públicas que acontece na cidade de Bled, na Eslovênia.
Encurtando a história, o Professor Robert Wakefield, e sua assistente, Gail Thornton, iriam propor para a organização uma atividade para debater os gaps entre o que é ensinado na universidade e o que é demandado pelo mercado, mas na visão dos próprios estudantes e as expectativas deles com o fim do curso, diante de um mundo em crise onde vão ter que se virar pra fazer as RPs acontecer.
O evento começa hoje (5/7) lá em Bled, e a Carol (que fez parte do RP Manaus), vai representar todos os estudantes do Brasil por lá! Ela ganhou essa bolada depois de disputar a vaga com mais alguns estudantes de diversas regiões do Brasil, especialmente pq o inglês dela é muito bom, e vai ser posto a prova agora, em um discurso lá na conferência.
Abaixo vocês conferem o relato dela e a expectativa pro evento.
Pedro Prochno
Meu nome é Carolina Xavier Falcão, finalista do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Nunca imaginei que, em 2018, estaria viajando pela primeira vez à Europa, com tudo pago, para participar de um Simpósio Internacional de RP em Bled, na Eslovênia.
A indicação para essa oportunidade surgiu através da Ana Clarissa Cavalcante, idealizadora do RP Manaus, (…) que fiz parte durante 2 anos. Ela veio conversar comigo, dizendo que o Pedro, da Todo Mundo Precisa de um RP, havia entrado em contato com ela e pedido indicação de estudantes de RP que fossem fluentes em inglês e desenrolados para participar da BledCom e que gostaria de me indicar.
Topei na hora, afinal, quando poderia ter outra oportunidade igual a essa? E se não conseguisse ser selecionada, só de ter meu nome cogitado por profissionais incríveis com a Ana e o Pedro já seria de grande honra.
Só sei que no final, após contatos por e-mail com o Pedro e realizar dois testes que confirmaram meu nível de inglês, fui selecionada para vir para Bled! Agora, imagina minha alegria, né?! Um upgrade desses no currículo, bichoooow.
Enfim, depois de passado o momento da seleção, o Pedro me colocou em contato com o Professor Robert Wakefield da BYU (Brigham Young University), que será o mediador do painel e me explicou como o mesmo funcionaria.
O tema da BledCom este ano será “O Mundo em Crise: o Papel das Relações Públicas” e o painel do qual irei participar será sobre o que os estudantes universitários de Relações Públicas esperam em trabalhar com RP, em um mundo em crise e como um networking global pode ajudá-los em suas necessidades.
Serão 4 estudantes de diferentes países discutindo durante 45 minutos sobre esse tema. E inclusive, já poderei levar como exemplo a minha própria experiência, uma vez que se não fosse pelos meus contatos com a Ana (e os contatos da Ana com a galera do Todo Mundo Precisa de um RP), dificilmente eu seria escolhida dentre tanto estudante de RP talentoso por aí.
Possuir uma rede de contatos abrangente faz e sempre vai fazer a diferença, principalmente se essa rede for expandida para uma esfera global.
É isso. Sigo ansiosa pelo simpósio e espero cumprir com todas as expectativas!
Carolina Falcão