• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
O “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio

O “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio

Pedro Prochno by Pedro Prochno
27 de abril de 2020
in Destaques, Opinião
0
17
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Esta é a minha 7ª semana de distanciamento social – já são mais de 40 dias de home office, de poucos abraços e apertos de mão, e de muito happy hour virtual, grupos e mensagens no WhatsApp. E como eu moro sozinho, bem, de dias sozinho! É estranho, é complexo, é bom e ruim; é a nova realidade. Eu espero que você, que está lendo esse texto agora, esteja bem, seguro(a) e que sua família também esteja bem e segura.

Nas últimas semanas eu trabalhei muito e observei bastante também. Li muita coisa sobre a COVID-19 mas especialmente dediquei tempo em atentar como empresas e celebridades têm moldado a sua comunicação para tempos como este. O processo natural, claro, foi olhar sob a ótica das RPs: como será que cada empresa precisa adaptar o tom das suas mensagens para momentos assim.

É preciso começar dizendo o óbvio: não é fácil, não é simples e não há uma receita que a gente consiga aplicar pra todo mundo. Tem indústrias (como a de jogos eletrônicos) que estão bombando, e outras, como a automotiva, por exemplo, que já tiveram o pior mês em 14 anos.

E eu nem cheguei perto das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Mas uma coisa é fato, e isso apareceu em algumas pesquisas já: a prioridade precisa estar no ser humano; nas pessoas.

Uma coisa que me deixou especialmente feliz foi ver um número extremamente baixo de empresas que claramente estão se aproveitando da situação para vender mais ou abusar de preços. E não há nada de errado nisso, são escolhas que trazem diferentes consequências – eu acho que não pega bem e não é empático.

Por outro lado, vi um número grande de empresas cuidando do tom das mensagens para demonstrar empatia e cuidado, ao passo em que apresentam a si ou seus serviços/produtos como alternativa. O que é bem melhor recebido pelas pessoas.

Como comentei acima, o atual cenário traz muitos desafios – empresas vão demitir, outras vão fechar as portas pra sempre; a adaptação é fundamental e inevitável, e a comunicação tem um papel ainda mais importante em momentos assim.

Como se comunicar e o tom que adotamos podem ser fatores importantes para ajudar neste processo e até atrair mais/novos consumidores – o que pode ajudar a navegar essa fase.

Momentos de crise, como o que vivemos, impactam diretamente o mundo da comunicação, com cortes de pessoal e verba, mas também tornam a comunicação ainda mais fundamental, pois está nela a percepção que as pessoas terão sobre a responsabilidade da instituição diante do desafio que vivemos.

E o “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio.

Tags: Covid-19relacionamento
Previous Post

De RP para RP | Covid-19

Next Post

Entrevista: O papel da comunicação em um hospital em tempos de Covid-19

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post
Entrevista: O papel da comunicação em um hospital em tempos de Covid-19

Entrevista: O papel da comunicação em um hospital em tempos de Covid-19

COVID-19 traz desafios aos profissionais de RP

COVID-19 traz desafios aos profissionais de RP

Gestão de lives: uma tendência ou um refúgio em tempos de crise?

Gestão de lives: uma tendência ou um refúgio em tempos de crise?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • betting
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cryptocurrency News
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entertainment
  • Entrevistas
  • FinTech
  • Forex Trading
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Vacancies
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Online casino
  • Online casinos
  • Online casinos
  • Online gambling
  • Opinião
  • pages
  • posts
  • press
  • reviews
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Sober living
  • Software development
  • stories
  • testuarez
  • updates
  • Финтех
  • Форекс Обучение
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.