• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
Série com agências: Eduardo Vieira comenta as mudanças nas RPs

Série com agências: Eduardo Vieira comenta as mudanças nas RPs

Davi Guilherme by Davi Guilherme
15 de julho de 2020
in Destaques, Entrevistas
0
332
SHARES
2k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

No segundo texto da nossa série com CEOs das principais agências de comunicação e relações públicas do Brasil, entrevistamos Eduardo Vieira.

Especialista em reputação corporativa, comunicador e empreendedor, é presidente e co-CEO para a América Latina da Hill + Knowlton Strategies, além de sócio-fundador do Grupo Ideal, holding criada com o WPP que controla no Brasil as operações da Ideal H+K Strategies, Hill + Knowlton Brasil e Ogilvy PR.  Atualmente lidera um time de mais de 500 pessoas no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e América Central.

Para ele, “as relações públicas têm um papel de missão crítica nas organizações”.

 

Confira como foi a conversa:

As mudanças no mercado de RP com a pandemia

Da dinâmica operacional de trabalho à valorização da atividade, Eduardo é enfático ao dizer que, de fato, muita coisa mudou. 

A primeira grande mudança, segundo ele, é a “constatação prática de que a gente consegue trabalhar de uma maneira remota.” Ainda existia alguma resistência a essa modalidade e falta de comprovação de sua eficácia, agora isso fica mais evidente e representa um passo importante para o dia a dia das agências de comunicação, defende Eduardo. 

“Envolve um trabalho que a gente acreditava que teria de ser feito presencialmente e descobrimos que podem ser feitas e realizadas remotamente. Uma parte mais funcional”, acrescenta.

A segunda grande mudança foi a concretização da importância da atividade de relações públicas. Para Eduardo, “sempre defendemos a relevância da atividade de relações públicas, entretanto não existia essa correspondência na realidade do mercado: seja na contratação de profissionais, seja no valor atribuído dentro das organizações”. 

Com a pandemia, Eduardo entende que foi possível mostrar que RP é uma atividade de missão crítica: atua na gestão da reputação, da imagem organizacional, presta consultoria estratégica, faz relacionamento com a mídia e influenciadores digitais, tudo isso com base em dados e na autenticidade, em uma parceria muito forte com o jornalismo. 

 

Qual foi o maior aprendizado nesse período?

O momento é de muito aprendizado, testes, validações de hipóteses, análises de cenários. Tem muitas respostas que ainda não estão claras, pontua Eduardo. Um exemplo é do próprio trabalho remoto, que se mostrou eficaz em muitas circunstâncias, contudo pode não funcionar para todas as pessoas, processos e funções. 

“A configuração ideal da indústria de RP ainda não foi feita. Para os mais jovens que precisam de conselhos e mentorias, trabalhar à distância pode ter um impacto negativo na inteligência emocional e no desenvolvimento. Quando pensamos na vivência da cultura corporativa, a modalidade remota inclui dificuldades que antes não imaginávamos.”

Os desafios estão postos. Ainda sobre isso, Eduardo lembra que bons profissionais de RP desenvolvem habilidades de ler pessoas e decifrar comportamentos humanos. São tarefas difíceis de se fazer em uma relação tela-a-tela. 

Para Eduardo, “são caminhos que temos de discutir do futuro da nossa atividade.”

 

A experiência da HK no processo de estruturação das equipes

A adaptabilidade é uma característica vital para o profissional de RP e, lógico, para as agências e empresas que trabalham na área. Na Hill + Knowlton Strategies, Eduardo conta que o processo de adaptação para o trabalho remoto envolveu conversas diárias e on demand até compreenderem a melhor dinâmica. Porém, desde o início, as entregas foram mantidas sem grandes dificuldades e com alto grau de colaboração.

“A gente percebeu que se não colabora o trabalho não sai. Em termos específicos da HK eu tenho só elogios e muito agradecimento a todos os líderes da agência, e as equipes incrivelmente comprometidas e profissionais”, comenta Eduardo.

 

E o papel do RP, qual é?

Eduardo reforça sua compreensão de que o RP tem um papel de missão crítica: “a comunicação é muito sensível, temos crises de credibilidade e suspeitas que acontecem o tempo inteiro, narrativas fabricadas, uma série de coisas que permeiam a nossa vida, muito fáceis de serem identificadas com fake news e manipulações. Neste contexto, nossa atividade se tornou essencial.”

RP atua na mediação, sendo um balizador de tudo que temos de montar em termos de discursos, dando legitimidade e autenticidade ao que é falado, defende Eduardo.  

Para o futuro, ele enxerga que temos a oportunidade como nunca tivemos antes de agarrar isso mercadologicamente, consolidar nossa importância frente às organizações e abrir portas para o desenvolvimento dos negócios. E finaliza: vejo o futuro de RP como uma das profissões mais promissoras dos próximos tempos. 

 

Você pode gostar de ler também:

Série com agências: Kiki Moretti fala sobre o diferencial do RP

O live marketing diante da grande transformação do século XXI

De RP para RP, o papel da profissão em tempos de Covid-19

Tags: agênciasEduardo VieiraRP
Previous Post

Como fazer uma ideia florescer?

Next Post

Conferência digital de RP ocorre de 27 a 31 de julho de 2020

Davi Guilherme

Davi Guilherme

Relações-públicas, especialista em Inbound Marketing e editor do Blog RP. Meu LinkedIn é: https://www.linkedin.com/in/daviguilhermerp/

Next Post
Comunicação: a habilidade da década

Conferência digital de RP ocorre de 27 a 31 de julho de 2020

“Sandy e Junior: A História” – Um show de Relações Públicas

"Sandy e Junior: A História" - Um show de Relações Públicas

Série com agências: Caio Bamberg fala sobre o RP no atual cenário

Série com agências: Caio Bamberg fala sobre o RP no atual cenário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In