Deixa eu ler seus pensamentos: O mercado de RP paga um salário muito baixo, tem pouca vaga disponível e ninguém valoriza a gente. Se você nunca pensou nisso você é muito diferente, parabéns.
Mas o negócio é o seguinte converse com médicos e ouvirá “nosso trabalho está desvalorizado”, mude a pergunta para um advogado e lá vem “olha não dá mais, está muito difícil”… Ou seja cada mercado tem as suas reclamações, isso é normal, não são só os Relações Públicas que sentem isso.
Segundo o estudo Trust Barometer, da Edelman publicado em 2020, 86% dos entrevistados no Brasil tem medo perder o emprego e a grande maioria (68%) por falta de qualificação e competência.
Além disso a questão do avanço da tecnologia é outro fato que os deixa inseguros e isso deve ter piorado por conta da COVID-19. O distanciamento social acelerou muito o uso da tecnologia em diferentes setores e alguns especialistas preveem que a digitalização do mercado de trabalho vai avançar entre 5 e 10 anos apenas em 2020.
No fim das contas o que eu quero que você entenda é que mercado de trabalho, guardando as devidas proporções, é difícil para todo mundo. Isso não significa que você não deve se preocupar, apenas saiba que muita gente passa por isso: você não está sozinho.
“Verdade, mas e agora? O que eu faço?”
Na semana que vem, eu volto aqui e ajudo você com alguns passos que você pode dar para se preparar e encontrar a vaga que almeja!