• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
O Dilema das Redes:  Análise do documentário da Netflix

O Dilema das Redes: Análise do documentário da Netflix

Amanda Takassiki by Amanda Takassiki
21 de setembro de 2020
in Destaques, Opinião
0
18
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Sei que parece ambíguo e até mesmo hipócrita postar um conteúdo nas redes sociais falando mal das redes sociais, mas queria trazer um olhar e uma análise diferente do que vi por aqui.

Colegas de profissão, sei que o documentário não traz nada de novo, mas acho que vale assistir para criar uma necessidade em debater sobre a alta produção de conteúdo, exposição digital e vício das redes sociais que estamos vivendo.

O Dilema das Redes é a nova produção da Netflix que reúne relatos de ex-executivos de companhias como Facebook, Google, Twitter e YouTube fazendo um alerta sobre as redes sociais, sugerindo que usuários deixem de alimentar as empresas com dados privados. 

Deixo aqui alguns itens que analisei depois de ter assistido o documentário. Se você chegou até aqui e ainda não assistiu, indico que assista antes de seguir, pois pode ter alguns spoilers:

 

/SENSAÇÃO BLACK MIRROR_

Parecendo um episódio da série.

Black Mirror, até quem é do mercado de comunicação se sentiu muito incomodado com o documentário.

A gente termina de assistir com uma sensação de que a tecnologia deu errado, e que sair das redes sociais  e morar nas cavernas são as melhores soluções pra gente não ser manipulado. Tá gente, calma! 

O documentário de 1h34min, bem parcial, apresenta somente no finalzinho, coisa de menos de 2 minutos, um único exemplo que as redes sociais também podem ser boas. Tendencioso, não?

 

/PROBLEMA VAI ALÉM DAS FERRAMENTAS_

Não é só o que usa, mas quem usa. O doc. nos mostra que as grandes empresas de tecnologia estão enchendo os bolsos de dinheiro pegando os nossos dados e nos manipulando, mas esse é o preço que pagamos por usar as redes sociais gratuitamente.

A gente vive em um mundo capitalista e quem tem dinheiro e poder são os que mais se beneficiam com as redes, como vimos os líderes políticos de alguns países. Eles são um dos protagonistas que mais financiam o problema.

 

/SAIR DAS REDES NÃO VAI SOLUCIONAR OS PROBLEMAS_

A gente AINDA está vivendo uma pandemia e não podemos negar que a tecnologia e as redes sociais foram ferramentas essenciais de educação e informação da população. 

Mas também vimos que as redes sociais além dos nossos dados, também nos cobram nossa saúde mental. Preço caro, né?

Sair das redes não é a melhor solução. A gente precisa começar a questionar o consumo de conteúdo e a transparência do uso dos nossos dados. (Comunicadores, entendam de LGPD, ok?) 

 

/CONTEÚDO SAUDÁVEL E CONTROLADO_

“Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software.”

Hey, colegas produtores de conteúdo, nós também colaboramos pra o vício das redes. Se somos parte do problema, nós também somos responsáveis pela solução: incentivem o consumo saudável e controlado dos seus conteúdos, criem conteúdos cada vez mais humanos e se conectem com as pessoas. 

Você também não precisa postar todo dia. Produção de conteúdo não é uma maratona infinita. Produção de conteúdo é sobre ajudar e se conectar com o outro. Qual o teu propósito? O meu é mostrar que comunicação e criatividade humanizadas são ferramentas de transformação e empoderamento das pessoas.

 

/NETFLIX TAMBÉM NOS VICIA_

Além de ser um documentário parcial, a história encenada no meio ser bem clichê e talvez até elitista, me incomodou o foco nos ex-funcionários, todos homens, e a pequena participação dos intelectuais (duas únicas mulheres do documentário) que falam sobre comportamento.

Mas uma das questões que me chamou a atenção, que o modo de operação das redes sociais, como Facebook e Google, são um padrão das empresas do Vale do Silício. 

Netflix também faz parte desse padrão, ou seja, a plataforma de streaming também nos mantém grudado na tela. Logo após terminar o documentário, já vieram indicações de outros documentários e séries. E também tem produções bem tendenciosas sobre outros assuntos, podendo manipular opinião do público.

 

/O QUE EU FAÇO PRA NÃO SER UM ZUMBI DIGITAL?_

Comece pelo básico: consuma bons conteúdos e controle o tempo do seu celular. Desligue os alertas e notificações das plataformas. Se for algo urgente, bem provável que alguém irá te ligar.

Compre um despertador! Não leve o celular para a cama. A gente acorda e vai dormir com o celular na mão e isso não é nada saudável.

Siga e também consuma conteúdos de pessoas que você não concorda tanto assim. As redes sociais nos dá a sensação que estamos sempre certos e consumir conteúdos diferentes faz com que seu algoritmo trabalhe de forma diferente e você fure a bolha!

Desligue ou deixe no silencioso e o aparelho virado quando você estiver fazendo algo que requer a sua atenção. Isso vale muito para os almoços e jantares com sua família ou amigos. 

VIVAM O OFFLINE. MESMO! E saiba que nem tudo precisa ser postado 🙂

Tags: algoritmoconteúdoRedes Sociais
Previous Post

Esmalte “Kiss me I’m Brazilian” causa revolta nas redes sociais

Next Post

Está difícil para todo mundo

Amanda Takassiki

Amanda Takassiki

Next Post
Está difícil para todo mundo

Está difícil para todo mundo

Nossas empresas não são os nossos sobrenomes

Nossas empresas não são os nossos sobrenomes

Nem todo RP terá um negócio, mas todo RP precisa saber de negócios

Nem todo RP terá um negócio, mas todo RP precisa saber de negócios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • updates
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.