O mundo encontra-se em movimento e para isso, precisamos também estar em constância evolução. Para facilitar nossa vida, separei 7 C’s das Relações Públicas que formam pilares muito importantes para se destacar no mercado de trabalho. Então, vamos lá:
C1 – Curiosidade
É a capacidade e desejo da busca pelo conhecimento, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. Todo profissional de RP precisa procurar: tem que “googar”, tem que ir atrás! Mais do que isso, tem que sempre ter vontade de saber mais e descobrir coisas novas. Entendam, conhecimento nunca é demais!
C2 – Conectado
Não tem jeito! Precisamos entender esse novo comportamento da humanidade que não vive mais sem estar conectada boa parte do tempo do dia (e da noite também). O digital já é a realidade e a pandemia só nos trouxe essa certeza. Nos conectarmos e nos comunicarmos com as pessoas no ambiente online é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio.
C3 – Conexão
Precisamos ser profissionais conectores: é necessário saber ligar pontos, unir demandas com soluções, comunicação e contexto. Para conectar pontos e ideias, precisamos ter repertório. Então é essencial estudarmos e aprendermos sobre além do contexto que o seu negócio ou a empresa que você trabalha está inserida. Saia da sua bolha e busque novos conteúdos.
C4 – Criatividade
Criatividade não é um dom, e sim uma habilidade que deve ser treinada todos os dias. Ser criativo é uma das características que o mercado busca e o RP precisa entender que a criatividade não é algo exclusiva dos publicitários. Ser criativo é solucionar um velho problema de uma nova forma, mais sustentável, mais barata e mais social. Tenha criatividade ou fique fora do jogo!
C5 – Calma
A qualidade de ser calma ajuda na hora da crise para ter serenidade nas atitudes e na hora da euforia para não meter os pés pelas mãos. Em momentos de tomada de decisão, precisamos manter a calma para não fazer escolhas erradas. Trabalhar a saúde mental é essencial para todos os profissionais. Manter a calma é um desafio, mas sempre a melhor escolha.
C6 – Comprometimento
É preciso estar totalmente engajado para conquistar o resultado. Estar comprometido com a sua empresa e com o seu trabalho é pilar essencial para que um trabalho seja bem feito.
Comprometimento vem de conexão de propósito e da construção da confiança entre as pessoas do time. Busque sempre trabalhos com valores parecidos com os seus.
C7 – Consciência
Acredito que esse é um C’s mais importante para o profissional de RP. Entender o papel que você exerce dentro de uma empresa e também entender seu papel como profissional de comunicação perante a sociedade. Ser um bom relações-públicas demanda ética transparência e muita responsabilidade em fazer um bom trabalho como profissional e como cidadão.