• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Coberturas
O que o comportamento do consumidor pode nos ensinar sobre reputação?

O que o comportamento do consumidor pode nos ensinar sobre reputação?

Lucas Taidson by Lucas Taidson
3 de agosto de 2022
in Coberturas, Opinião
0
10
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Refletir sobre o comportamento do consumidor e como isso impacta a reputação das marcas é uma tarefa constante dos profissionais de comunicação. Hoje já são mais de 4 bilhões de usuários conectados no mundo, interessados em consumir conteúdos que se encaixem em suas realidades.

 

Essa discussão tão necessária foi proposta pela Martha Schubert, Global Branding e Communication da Havaianas, em sua palestra no RP Weekend 2020. “Nosso papel é entender como as marcas estão sendo percebidas nas plataformas digitais”, comentou Martha.

 

O que antes era uma comunicação de mão única, onde a marca falava às massas, agora se tornou uma comunicação de múltiplas vias em função da interação constante. Veja no gráfico abaixo o que acontece na internet a cada minuto em 2020:

 

Nesse contexto onde tudo é all-line (online + offline), as marcas devem estar dispostas a interagir, uma vez que a relação de consumo de conteúdo e informação mudou completamente. E não para por aí. A sociedade começou a demandar manifestações de diversidade e, consequentemente, manifestações das marcas sobre os assuntos em voga.

 

O grande desafio é encontrar os lugares de fala das marcas e como os temas sociais se encaixam nas narrativas de comunicação de nada negócio. Nada mais passa desapercebido pelos usuários que são cada vez mais ativos. A ausência de posicionamento já é uma resposta para as pessoas. E quem fica em cima do muro ou fecha os olhos para o que acontece no mundo pode estar fadado ao cancelamento.

 

Enquanto algumas marcas são canceladas, outras entendem a lógica do mundo atual e trazem personalidades para assumirem cargos estratégicos, como é o caso da Arezzo com a Marina Ruy Barbosa e a Olympikus com a Iza. Essas articulações mostram um movimento das marcas que quer entender o que as pessoas estão buscando e como elas podem suprir de forma genuína uma necessidade/desejo das pessoas. 

 

Os usuários hoje têm voz ativa e cobram verdade das marcas. Enquanto comunicadores, precisamos assimilar o que está acontecendo no mundo e como a marca vai se projetar nesse cenário de constante mudança.

 

Para Martha, “a reputação é a opinião do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. E o comportamento é intrínseco a reputação.

 

Vivemos uma nova era do consumo pautada em valores e transparência, e não só por preço e disponibilidade. “Precisamos ouvir o que as pessoas estão dizendo e entender qual o nosso lugar de fala. Precisamos nos despir das nossas crenças para entender o que as pessoas estão falando”, apontou.

 

As manifestações sociais e culturais, sobretudo de diversidade, devem fazer sentido para a narrativa estratégica e o posicionamento de cada marca. E a nossa preocupação deve ser completa, isso é, não só cuidar da porta para fora (o que as pessoas veem), mas é fundamental construir a reputação da porta para dentro das organizações.

 

Tags: RP Week
Previous Post

Os 7 C´s das Relações Públicas

Next Post

Quando os dados se transformam em comunicação

Lucas Taidson

Lucas Taidson

Relações Públicas, especialista em Neuropsicologia. Se dedica a construir estratégias de conteúdo para desenvolver ações de comunicação e marketing que geram reputação e vendas.

Next Post

Quando os dados se transformam em comunicação

RP Weekend 2020: quando o digital tem sabor de presencial

RP Weekend 2020: quando o digital tem sabor de presencial

Estamos começando, de novo

Estamos começando, de novo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.