• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Coberturas

Quando os dados se transformam em comunicação

Lucas Taidson by Lucas Taidson
3 de agosto de 2022
in Coberturas, Opinião
0
13
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Os dados existem desde que o mundo é mundo. O que mudou nos últimos anos, com a tecnologia, foi a forma em que esses dados são coletados. Para Florilson Santana, RP e Professor de Marketing Digital, “o mundo dos dados conversa com comunicação” e precisamos enxergar para além dos números.

 

Em sua palestra no RP Weekend, sobre comunicação e dados, Floris disse que “falar de interpretação de dados é falar de inteligência, mas ter inteligência significa um exercício de busca, raciocínio e interpretação de informações”. Ou seja, falar sobre dados não é saber de tudo, ter a resposta pronta, fazer uma grande descoberta, nem absorver por osmose.

 

Tudo e todos geram informações no mundo digital. Diariamente somos surpreendidos por um avalanche de informações, recebemos muito conteúdos e publicidades. Os algoritmos fazem leitura dos comportamentos das pessoas e os comunicadores precisam interpretar esses dados.

 

Quando os dados se tornam comunicação, estamos dizendo que a leitura dos dados gera informação, e a partir disso gera conhecimento do que vamos fazer a partir da informação. Em seguida, podemos tomar ações baseadas em conhecimentos e insights. Dessa forma, adicionamos aos dados a parte estratégica de comunicação e RP e assim conseguimos uma explosão de assertividade. 

 

“Trabalhar com a reputação de uma marca baseada em inteligência digital é direcionar o conteúdo certo com resultado certo. Entender os dados enquanto informação, é olhar além do óbvio.”

 

Não basta monitorar apenas o número de curtidas nas redes sociais. Precisamos descobrir o que os consumidores estão dizendo sobre as marcas e produtos. Entender as conversas nas plataformas digitais faz parte da interpretação da informação, a qual deve ser feita 90% por humanos e 10% por ferramentas. A mente humana precisa olhar para o comportamento das pessoas e não somente os dados das plataformas.

 

Sem a inteligência digital, as empresas não podem aproveitar o poder dos seus dados sociais. Os dados são exatos, porém não são a verdade universal. O fator humano é fundamental para ser uma “camada adicional” de inteligência. Interpretação, cruzamento de dados, social listening são a base para trabalhar a comunicação estratégica a partir do comportamento das pessoas.

Tags: RP Week
Previous Post

O que o comportamento do consumidor pode nos ensinar sobre reputação?

Next Post

RP Weekend 2020: quando o digital tem sabor de presencial

Lucas Taidson

Lucas Taidson

Relações Públicas, especialista em Neuropsicologia. Se dedica a construir estratégias de conteúdo para desenvolver ações de comunicação e marketing que geram reputação e vendas.

Next Post
RP Weekend 2020: quando o digital tem sabor de presencial

RP Weekend 2020: quando o digital tem sabor de presencial

Estamos começando, de novo

Estamos começando, de novo

Gestão de crise ou BAU?

Gestão de crise ou BAU?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.