• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
A comunicação positiva como estratégica para as nossas marcas – pessoais e profissionais

A comunicação positiva como estratégica para as nossas marcas – pessoais e profissionais

Daniela Trolesi by Daniela Trolesi
5 de novembro de 2021
in Destaques, Opinião
0
23
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Um estudo realizado em parceria pela Universidade de Connecticut e pela Universidade de Illinois e publicado no Journal of Consumer Research concluiu que o coração é nossa melhor fonte de criatividade (e não o cérebro!). Eles argumentam que, quando a nossa criação é empática, ou seja, quando levamos em consideração o que o público ou os usuários sentem ao invés de como eles devem agir, há um processo de flexibilidade cognitiva que faz com que tenhamos ideias mais criativas e assertivas.

Ao ler a conclusão deste estudo, na mesma hora me lembrei de uma passagem do novo livro do renomado Dale Carnegie, o “Como se tornar inesquecível”. Ele diz que, para ser um grande comunicador, você precisa de duas qualidades: a primeira é o otimismo, ou seja, é ser alguém que enxerga além de qualquer situação atual para imaginar um tempo melhor; e, a segunda, é saber compartilhar essa visão positiva com palavras simples, de forma que todo mundo compreenda a sua mensagem.

Como profissionais de comunicação, essas informações – tanto a empatia como a chave da criatividade como o otimismo como qualidade de liderança – são extremamente relevantes para o planejamento das nossas estratégias, inclusive como marcas pessoais.

Estamos vivendo uma era de “escapismo” (algo normal e esperando após grandes crises, como a pandemia), o que nos leva a procurar atividades e conteúdos que nos transportem para uma sensação de bem-estar, lazer e distração. Daqui para a frente, a comunicação precisará estar centrada nas emoções e, quanto mais positivas, maior será o engajamento.

Esta, aliás, é uma questão de neurociência: o nosso cérebro está programado para evitar desconfortos e economizar energia. Por isso, queremos fugir do que nos dá medo, do que traz sofrimento e sentimentos ruins. Podemos até ser impactados pelo negativo, pois ele chama a atenção, mas nos conectamos e compartilhamos muito mais o que tem uma carga emocional agradável.

Precisamos comunicar o positivo – é mais fácil vender (ideias, projetos, serviços e produtos) para pessoas que, após a sua abordagem, se sentiram dispostas e abertas e passaram a acreditar em um mundo melhor. Conteúdos muito chocantes ou tristes tendem a repelir, pois queremos fugir das sensações ruins que eles nos causam.

Veja bem: não estou aqui falando de manipulação para a venda ou de ser “poliana” para tentar enxergar beleza em tudo. Mas quero estimulá-lo a pensar na emoção e no sentimento que a sua comunicação gera no outro pois, a partir desses novos tempos, esse é um ponto que vai impactar o seu sucesso profissional. Afinal, por que alguém irá se conectar com você ou com a sua marca se o que você desperta são sensações ruins?

Aliás, pode parecer clichê, mas a comunicação positiva começa com o seu autoconhecimento: como você vem enxergando o mundo? Você está com um viés positivo, apesar de todo o cenário que estamos vivendo? Como está a sua energia? Tudo isso vai interferir diretamente no seu processo de troca com o outro.

A comunicação positiva, a meu ver, é um conceito que virá com força total nos próximos meses. Tanto para as grandes marcas, que já estão focadas no marketing sensorial justamente para nos atrair pelo emocional, o que irá gerar mais engajamento e fidelização; como para nós, marcas pessoais, que criaremos as nossas comunidades virtuais com base na inspiração e na conexão.

 

Previous Post

A eleição do CONFERP e os outros 87%

Next Post

Divulgação pelo WhatsApp é uma boa ideia?

Daniela Trolesi

Daniela Trolesi

Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão de Negócios pela USP. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Comunicação e Branding, sou sócia-fundadora da Fortius Comunicação e Reputação e ajudo executivos, empreendedores e profissionais liberais que querem alavancar suas marcas pessoais, carreiras ou negócios a construírem um posicionamento de marca estratégico, consistente e coerente para que gerem valor para as pessoas, se destaquem e sejam reconhecidos em suas áreas de atuação.

Next Post
divulgação no whatsapp

Divulgação pelo WhatsApp é uma boa ideia?

Os 23 RPs mais influentes do mundo

Agências de RP sofrem pressão pelo clima

Agências de RP sofrem pressão pelo clima

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.