• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
Startups e Scale-ups ainda investem pouco em Relações Públicas [estudo]

criado com deepai.org

Startups e Scale-ups ainda investem pouco em Relações Públicas [estudo]

Pedro Prochno by Pedro Prochno
1 de fevereiro de 2024
in Destaques, Mercado, Opinião, RP
0
90
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Toda empresa que está em crescimento acelerado em algum momento ou vai se questionar se deve investir em Relações Públicas, ou vai ser forçada a fazer esse investimento diante de algum problema sério que enfrentará. O marketing (e todas as suas vertentes) são mais interessantes para a fase de aquisição, brand awareness e topo do funil, mas apenas aparentemente. Esse investimento, apesar de garantir resultados importantes no curto prazo, dificilmente é sustentável em médio e longo prazo.

São diversos os exemplos de empresas que, ao mudarem o foco de crescimento para rentabilidade, precisam otimizar os investimentos de marketing, reduzir suas equipes e fazer cada centavo de investimento valer mais. Quando este momento chega, a melhor opção é combinar os esforços de marketing com esforços de Relações Públicas.

Se pegarmos grandes exemplos de gigantes da tecnologia, como a Uber ou o iFood, elas passam por uma etapa inicial de investimentos pesados em marketing e, depois de um tempo, passam a combinar seus esforços de comunicação com as Relações Públicas. É parte natural do amadurecimento das empresas.

Investir em RP é para todos, e quanto antes este investimento começar, mais eficiente e melhores resultados ele trará.

97% das respondentes acreditam que um projeto de RP bem executado é capaz de acelerar o crescimento da empresa.

Pesquisa da Motim (acesse aqui) entrevistou as 100 empresas inovadoras mais relevantes do Brasil. Dos respondentes, 15% são startups, 11% são unicórnios e 45,5% são scale-ups. E é daqui que vamos partir nossa análise abaixo.

Investimento em RP amadurece com o tempo

90,9% das empresas de capital aberto ou unicórnios investem em Relações Públicas há mais de três anos – quanto mais maduro um negócio, mais ele tende a investir nessa área.

O inverso também é verdade: em Scale-ups e Startups, apenas 40%, aproximadamente, investem em RP há mais de três anos. Usualmente o grupo que investe a menos tempo em RP busca ajuda de agências especializadas, comportamento que cresce nos primeiros 3 anos de investimento na área e que depois cai, conforme as empresas adquirem maturidade e contratam pessoas mais Srs. para suas equipes.

Outro estudo, do Venture Capital “Project A Ventures“, mostra que startups na etapa de seed funding confiam em especialistas externos para suas estratégias de marketing e comunicação, tendência que muda de cenário conforme elas avança para as séries A e B, e que muda novamente conforme elas avançam a partir da série C de investimentos.

Source

Contar com especialistas no assunto pode parecer caro e complexo. É crescente no mundo, e ainda pouco difundido no Brasil, a contratação, na área de comunicação, de EaaS (Executives as a Service) ou de Fractionals, onde startups podem contratar profissionais experientes por uma fração do preço e apenas pelo tempo que realmente precisam deles. (me envie uma mensagem e vamos conversar)

Assessoria de imprensa como primeiro contato

A clássica assessoria de imprensa é o primeiro contato das empresas com as Relações Públicas. Por ser a prática de mercado mais difundida, é por aqui que as startups começam a compreender o valor das Relações Públicas.

Segundo a pesquisa, outras frentes, como eventos, influenciadores e liderança inspiradora aparecem na sequência, e em patamares bem inferiores ao da assessoria de imprensa. Mas práticas que ainda são isoladas e focadas em resultados quantitativos e não qualitativos.

Relações Públicas como mentalidade

É interessante notar que ainda é muito tímida a adoção por empresas, independentemente do tamanho, das Relações Públicas como mentalidade para a construção de negócios. Mais do que um punhado de ferramentas, trazer os públicos e pensar suas relações para o centro da tomada de decisões de negócio é um diferencial competitivo que se torna mais relevante a cada dia.

Construir relações de confiança sólidas só trazem benefícios para as startups, como o aumento do seu valuation, recall com públicos de interesse, diminuição do custo de aquisição e aumento de receita recorrente, para citar algumas.

Da capacidade de atrair os melhores talentos, passando pela construção de awareness e credibilidade, e chegando à mitigação de riscos, crises e regulações ruins, as Relações Públicas são o caminho mais eficaz.

As empresas que mais sofrem escrutínio público no mundo, tendem a ter mentalidades de relações públicas mais desenvolvidas e aplicadas em diferentes frentes do negócio, mas ainda inclinadas às relações com reguladores. Uber, Meta, Google e Amazon são alguns exemplos desde o tempo em que ainda eram pequenas.

Meu trabalho tem sido ajudar startups e scale-ups – a partir do seeding round -, a pensar estrategicamente, desde o começo, a sua atuação com a mentalidade de RP presente. O que tenho visto, é que apesar do pouco conhecimento do C-level sobre o assunto, ele passa a fazer parte de mais conversas e reflexões sobre um importante caminho a ser explorado.

Agende uma conversa comigo, sem compromisso, clique aqui.

Tags: MarketingRelações Públicasscaleupsstartups
Previous Post

“Gestação” de uma crise: o caso Braskem

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.