Quantos “você” existem?

Sempre conectados….
25 de agosto de 2010
Onde você quer estar daqui a 15 anos?
1 de setembro de 2010

Quantos “você” existem?

A pergunta do título desse post eu me faço diariamente. – Quantos “eus” existem? Pra elencar alguns existem: O Pedro “filho”, o Pedro irmão da @mprochno, o Pedro assessor de Estados e Capitais, o Pedro ex-aluno da @anamanssour e da @isildinhamartin (entre outros), o Pedro profissional de Relações Públicas, o Pedro do @rotex_sp, o Pedro do Rotaract Aliança Lapa, o Pedro nadador, o Pedro DJ, o Pedro amigo, o Pedro blogueiro do relações….. vixi….. essa lista vai longe!

Todo mundo que “anda” pelas redes sociais (orkut, facebook, twitter, linkedIn, só pra dizer algumas) com certeza já escutou um “toma cuidado com sua imagem na web pois as empresas podem se assustar com a sua “louca balada insana de sexta passada“”. Poxa, fala sério!

Tenho bastante cuidado ao colocar uma informação minha na web! Reflito como aquilo será interpretado pelas mais diferentes audiências que tenho por aqui (família, amigos, profissionais, blogueiros, etc…), mas convenhamos, EU SOU UM SÓ! Vou ao supermercado como todo mundo, como, bebo, não fumo, pratico pouco esporte, vou ao banheiro fazer tudo aquilo que você faz (mas que em uma conversa faz cara de que não faz), cometo erros de português, faço barbeiragem no trânsito BEEEEMMM de vez em quando (é sério, JURO :-), tirei minha carta de 1ª 5 anos atrás), saio com meus amigos e, as vezes, faço algumas bobagens…. sou uma pessoa normal, como outra qualquer!

Me incomodo muito em ter que manter uma imagem para agradar pessoas ou corporações na web! Não acho isso saudável para ninguém! Claro que precisamos manter um padrão básico, respeitar as leis, as pessoas, sermos éticos! Acreditar que não cometo erros de português, que não faço besteira de vez em quando é inocência! Porém, estas coisas não me tornam menos capaz, menos responsável quando a situação demanda, ou menos correto!

Foi o vídeo abaixo que me apressou a escrever este post! O Orkut incluiu uma nova funcionalidade onde agora você pode mandar mensagens, compartilhar fotos e vídeos com cada grupo de amigos. Tá bom, o Facebook tbm já faz isto… Mas o vídeo que o Orkut criou ESCANCARA que temos “diversos eus” por aí!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R1xzJrPn-Bc&feature=player_embedded]

Particularmente acho que estamos indo para o caminho errado. Preferimos “omitir” coisas do mundo à entender que todos são normais, erram e não podem/devem manter um padrão de imagem o tempo todo! Entendo que precisamos aceitar as diferenças cada vez mais e não julgar tanto as pessoas pelo que fazem/falam, desde que respeitada a individualidade E a coletividade, afinal, vivemos em sociedade!

Eu já faço disto minha maneira de viver! Sou eu mesmo, assim, como sou.

Quantos “vocês” existem? Como você lida com cada “seu” que existe?

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Quantos “você” existem?

Comentários

526