Ao falar de “seguir” empresas no Twitter, sempre fui daquelas pessoas que dá “follow” nas marcas que consome, que é cliente (como banco, operadora de celular entre outros), admira ou tem relacionamento profissional (lê-se clientes, blogueiros e jornalistas, por trabalhar em assessoria de imprensa). Porém, há algum tempo atrás li e ouvi bons comentários do perfil do Ponto Frio, rede varejista, e resolvi abrir uma exceção – já que não se adequava aos itens acima – e “seguir” uma marca por indicação.
De cara pensei “por ser varejista, será só links de produtos e promoções?” e “será que eles respondem solicitações e reclamações?”, práticas comuns de outros perfis do mesmo nicho de atuação. Eis que, de cara, me surpreendi pelo modo como eles usam as mídias sociais para venda e, o mais importante, engajamento do público!
Sempre que lemos ou vamos a palestras sobre mídias sociais, ouvimos aquelas dicas “crie vínculo com consumidor”, “seja original”, “entenda o público”, “responda de pessoa para pessoa – claro que com toda a responsabilidade e bom senso –, pois mesmo como perfil corporativo, o público sabe que do outro lado existe outra pessoa também”, “personalize”, “crie conteúdo de interesse para aquele perfil/seguidor”… não é mesmo? Mas nos perguntamos ‘como’ fazer isso! Seria uma missão impossível… mas não é. Eu, particularmente, achei todos esses ingredientes no @pontofrio e vou explicar.
Personagem: acho que o primeiro diferencial que se nota de cara é a personagem, que é mascote e logotipo da rede, como o “dono” do perfil, que dá voz aos tweets – o Pinguim. Mais: ele tem realmente uma personalidade que envolve principalmente o bom humor! E é a partir desses dois detalhes que tudo flui, ou seja, a produção de conteúdo e interação com os seguidores.
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Conteúdo: por ser um Pinguim, bem humorado e inteirado das tendências da internet, os tweets são sempre criativos, interligando memes, TT’s, piadas, twitcam com pinguins reais em zoológicos – fingindo matar a curiosidade de quem está por trás da personagem –, foto e montagens também com o animal que leva a marca, dicas de música para a playlist e, agora, até uma namorada! São todos esses elementos que fazem você seguir não apenas pela promo relâmpago – ou melhor, SURTO –, mas pelas “sacadas” e “tiradas” que acabam em risadas durante o dia – pelo menos no meu caso rs.
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Produtos: claro que em um perfil de rede varejista não podem faltar os links com as dicas de produtos disponíveis na loja. Mas para o @pontofrio não vale apenas tuitar “’x’ produto por ‘y’ reais #corrao”, tem que gerar interesse com postagens intrigantes e bem humorados com links seguindo a mesma linha editorial e personalizados. Com essa fórmula não tem como não resistir! Mesmo que não vá comprar, mas tem que clicar para matar a curiosidade!
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Interação: ponto-chave para manter os seguidores e mostrar que realmente existe um cuidado com ele, uma troca e disposição da empresa em manter diálogo e não o tradicional monólogo – eu publico, não respondo. Muitas das pessoas que eu sigo também seguem o @pontofrio e, além da experiência pessoal, vejo que o Pinguim responde a grande maioria das manifestações pelos replies. Impossível soltar as piadas e achar que ninguém vai respondê-las e interagir, certo? Uma das coisas mais bacanas que eu acho é que eles respondem MESMO como seu amigo da timeline, nem se for para mandar uma risada de volta, uma carinha ou qualquer outro retorno. Quase sempre há um volta daquela interação.
Solicitações: quando seguimos um perfil de venda de produtos, impossível não soltar um “tem isso?”, “quanto custa aquilo?” e assim por diante. Quem nunca? Mas o que vejo no geral em demais perfis corporativos é que muitas dessas solicitações ou não são atendidas ou demoram – leem-se dias – para serem respondidas. Mais um diferencial vem aí: o Pinguim responde rápido, às vezes prontamente, pede às vezes descrição do produto e voilá: te manda de volta com um detalhezinho especial: um link personalizado! O que dizer?
Por todos esses ingredientes que citei, o @pontofrio conseguiu mudar o cenário que citei no início do post, dos motivos que sigo uma marca. E acompanho não apenas no Twitter, mas no Facebook também. Hoje, admiro a atuação deles nas redes sociais e fico de olho nas promoções para adquirir produtos da rede varejista, me tornando assim uma consumidora. Afinal não é esse o objetivo final? Trazer retorno de venda para a marca, por meio do relacionamento e imagem da marca?
Não estou aqui para fazer propaganda, mas acho que boas práticas devem ser mencionadas. Por isso, queria saber mais sobre “os bastidores” e entrei em contato com a equipe “por trás” do perfil Pinguim e eles, muito queridos como a personagem, concederam uma entrevista por e-mail para o #blogrelacoes que vamos mostrar no próximo post! Então fiquem espertos que entra ainda hoje a segunda parte! 😉
E aproveito para deixar o espaço aí embaixo para comentar se concorda, discorda dos pontos levantados, se também segue o @pontofrio, o que acha da atuação da empresa e se vocês têm indicações de outros perfis que merecem destaque aqui na coluna de “boas ideias”.
Espero vê-los daqui a pouco na Parte II 🙂
Esse perfil é a prova de que existe vida inteligente e bem humorada no Twitter, que consegue prestar serviço, fazer propaganda sem ser invasivo com SPAM e ainda fazer rir.
E parabéns ao Ponto Frio, que teve a coragem de "entregar" o seu perfil ao pinguim. Muita empresa que se diz moderninha não consegue fazer metade do que este perfil faz por medo de perder a seriedade. Pra que tanta seriedade? 🙂
Oi Marcos!
Assino abaixo do seu comentários! Eles realmente são prova que pode fazer publicidade e ter relacionamento nas redes sociais de forma única 😉
Obrigada pela opinião aqui!!
Beijos!
O Pinguim é s2 demais! Bela sacada, faz com excelência o trabalho e ainda consegue ser bem humorado. Parabéns ao grupo Pão de Açucar!
Oi Flaviane!
Obrigada pelo comentário! Fico feliz que curtiu 😉
Beijos!
Muitas empresas demoram na resposta ou não respondem, simplesmente porque criam processos complicados de autorização do conteúdo. Ficam com medo de se expor ou de publicarem algo que pode trazer problemas. Então criam respostas padrão, que mais parecem SAC, do que um perfil real.
O exemplo do pinguim mostra que é possível ser personalizado, divertido e, ao mesmo tempo, útil.
Amei o post e amei conhecer o pinguim.
Oi Cris!
É bem isso que disse: se criam processos que, no fim, num ajuda, só prejudica a imagem e relacionamento da empresa com os clientes!
Muito obrigada pelo comentário! Fiquei bem feliz 😉
Beijos!
Não conhecia o perfil, mas vou dar uma olhada e passar a seguir. Porém, não tenho a mesma impressão dessa marca em sua atuação no site de compras e também nas lojas. Vejo muita gente reclamando da entrega, de informações trocadas (eu mesma tive um problema com o tamanho de uma tábua de passar que estava com a informação de tamanho errada). Eles precisam devolver essa rapidez para todos os setores, mas com certeza já é um ótimo começo.
Oi Muriel!
Como exemplo de comunicação e redes sociais, acho que vale acompanhar 🙂
Sobre as compras, ainda não posso comentar, pois não comprei nada pela loja virtual para ver esse outro lado do atendimento/recebimento de produtos.
Obrigada por deixar seu comentário!
Beijo!
Boa Noite galera… tenho um problema com a Pontofrio.com, e postei via Facebook e Twitter @pontofrio se eles podem me ajudar com o problema que estou tendo com eles sobre um jogo de XBOX que comprei com eles, espero que o Pinguim seja tão rápido em resolver problemas como ele é para interagir com a galera nas redes sociais!!! Abraço a todos e parabéns pelo post….. 🙂
Opa Leonardo, tenho certeza que eles respondem. Só daí precisa ver o que aconteceu pra resolver né? 🙂
Abraços!
Pedro
Oi Leandro!
Espero que eles tenham respondido, pois como comentei, pelo meu "monitoramento" entre amigos e conhecidos na timeline, sempre dão algum retorno.
Obrigada pelo comentário ;))
Beijos!