Porque não é legal plagiar…

A linguagem emocional na comunicação
17 de abril de 2013
A importância dos líderes na Comunicação Interna
25 de abril de 2013

Porque não é legal plagiar…

Eu pensei que jamais precisaria escrever um post assim. É tão simples! Se alguém escreve um texto legal e você quer usá-lo, cite a fonte!

Na escola a gente já aprende a citar fontes, na faculdade o processo se intensifica e fica menos (ou nada) tolerante. Na pós-graduação então, as vezes é motivo de expulsão do curso! Eu já vi gente zerar um grupo inteiro em função de plágio. Não é brincadeira, é coisa séria!

Aqui no #Blogrelacoes nós acreditamos no poder da colaboração para a criação e desenvolvimento de conhecimento novo e único. Entretanto, não é por isso que nosso conteúdo não possa ser compartilhado na íntegra, pelo contrário. Para facilitar este processo nós adotamos o uso do “Creative Commons”, regras de uso que são comuns para a internet toda. No nosso caso as regras, que podem ser vistas aqui, são:

Você é livre para:

  • Compartilhar: distribuir, copiar e retransmitir o trabalho
  • Remixar“: adaptar o trabalho

Isso seguindo as seguintes regras:

  • Atribuição: Você DEVE atribuir o trabalho à fonte, seja o Blog ou o autor do texto. Você deve fazer isso sem dar a impressão de que o blog ou o autor endossam o que você escreveu.
  • Não comercial: Você não pode usar o nosso material para objetivos comerciais (ganhar dinheiro)
  • Compartilhar da mesma forma: Se você alterar, transformar ou construir algo baseado no nosso trabalho, esta derivação deve ser compartilhada nos mesmos moldes que nós compartilhamos (regras acima).

Além disto tudo, nossa “Política para comentários” tem também princípios básicos para a manutenção do bom ambiente para todos, como a ética, o respeito, a pluralidade e diversidade.

Em 2012 o #Blogrelacoes sofreu o primeiro plágio de sua vida (que tivemos notícia). Um texto de um dos autores foi copiado, praticamente na íntegra, por outro blog da área de comunicação. Nós entramos em contato, os administradores viram o erro, apagaram o conteúdo e a vida continuou.

Em fevereiro deste ano um novo blog de comunicação entrou no ar. Em uma visita ao novo blog nós descobrimos que uma das páginas deles era IGUALZINHA a nossa, sem por nem tirar. Este foi o segundo plágio que sofremos e que encontramos. Da mesma forma, entramos em contato com os administradores do blog que reconheceram o erro e passaram a citar a fonte. Alguns dias depois, optaram por mudar o conteúdo completamente.

O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!

Vamos juntos construir debates e conhecimentos ricos, que ajudem no desenvolvimento da classe e do mercado de comunicação. E para que isso seja feito da melhor forma possível, ética é fundamental.

Se você tem um texto de sua autoria e quer compartilhar ele com um monte de gente, mande para nós! Veja como fazer isso  na página “Você no #Blogrelacoes“.

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Porque não é legal plagiar…

Comentários

6154