• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Paul Holmes: marketing + comunicação corporativa = Relações Públicas

Paul Holmes: marketing + comunicação corporativa = Relações Públicas

Ariane Feijó by Ariane Feijó
4 de abril de 2014
in Opinião
0
11
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

O primeiro palestrante do WCF Davos deste ano foi Paul Holmes, um dos mais respeitados consultores de RP do mundo. No evento, o tema da sua palestra foi “RP está morta x Vida Longa às RP de todos os canais! Como a essência da indústria de RP muda? O que substitui as RP?”.

É claro que a conclusão do debate foi que a necessidade do mercado, em todas as indústrias, pela nossa profissão, está mais viva do que nunca. Mas, atenção: é preciso correr, estarmos atualizados e aprender novas habilidades fundamentais para que possamos aproveitar todo esse mar de possibilidades que surge com a percepção, real, de que todo mundo precisa de um RP em uma era de consumo colaborativo e de moeda social.

Tivemos a oportunidade de falar com exclusividade com Paul, numa conversa cuja versão (quase) sem cortes está no vídeo a seguir:

Aqui fica um resumo do presente e do futuro das RP, na sua visão:

1. Sobre habilidades a serem desenvolvidas pelos profissionais de RP:

– RP, administração e ciências humanas:

– RP deveria ser ensinada não apenas em cursos de jornalismo e comunicação, mas também e, principalmente, em cursos de administração.

– É preciso diversificar o conhecimento e mergulhar em temas como análise de dados (big data) e analytics, para entender o que os números dizem sobre o mundo. Esses conhecimentos ainda passam longe dos cursos formais.

– Também é preciso sermos muito melhores cientistas sociais para entender o que modifica o comportamento humano e de que forma uma narrativa pode impactar nos nossos públicos.

– RP, assessoria de imprensa e produção de conteúdo:

– Embora as relações com a imprensa sejam fundamentais, RP está além delas e mesmo estas relações precisam mudar.

– RPs devem pensar como repórteres, mas também como empreendedores. Ter uma visão de negócios para assumir liderança nas empresas.

– É preciso mergulhar na produção de conteúdo. O RP precisa circular na empresa e encontrar histórias para contar, como um repórter.

Clique para ampliar, salvar e compartilhar nas redes sociais

2. Sobre empreender em RP:

– Como a relação entre as empresas e as pessoas tem-se tornado cada vez mais importante, já que elas sabem muito mais sobre as empresas com as quais elas se relacionam e tem opiniões sobre as interações gerir isso é vital. Por isso vivemos uma época fantástica para entrar no negócio de RP.

– Ao empreender, temos que lembrar que o tamanho dos negócios de RP não é o mais importante – e, aliás, o tamanho grande pode ser uma desvantagem.

– Para ter sucesso, é importante criar algo muito bem encaixado aos modelos de negócios e não copiar modelos antigos.

– Antes de sair da faculdade e empreender, é importante aprender com as agências. Aprender o que estão fazendo errado para fazer certo nas suas.

Clique para ampliar, salvar e compartilhar nas redes sociais

3. O que é RP para Paul Holmes:

– RP é a profissão que faz a gestão dos relacionamentos com todos os públicos de uma organização – inclusive os clientes. Logo, se marketing é o departamento que gere a relação da empresa com um dos públicos, que é o consumidor, torna-se também uma área de RP.

– A diferença entre RP e marketing é o tamanho do orçamento. E isso também precisa ser revisto.

Ao acompanhar organizações em crise ou que faliram nos últimos anos, Paul percebeu que se a relação com a comunidade, ONGs, governo, mídia, investidores ou os próprios funcionários não é pensada junto com a relação com os clientes, estes outros públicos podem criar problemas que desfazem todo o trabalho bem feito desenvolvido com os consumidores.

Um exemplo: a pizzaria que gastou milhões no intervalo do SuperBowl e, dias depois, teve um vídeo viralizado na internet com um funcionário cuspindo numa pizza a ser entregue a um cliente. O impacto da atitude do funcionário coloca a perder todo o investimento de publicidade – e a reputação da empresa.

Sobre Paul Holmes:

Em 2000 criou o The Holmes Group, que dedica-se a “provar e aprimorar o valor atribuído à profissão de Relações Públicas“, fornecendo insights, conhecimento para o mercado e prêmios profissionais. Ele é publisher do Holmes Report, onde publica as informações do dia-a-dia da nossa profissão em diversos países do mundo, reunidas graças às mais de duas décadas de experiência em escrever e avaliar negócios em consultorias de RP tanto para agências quanto para empresas. Se existe um lugar para termos informações apuradas e tendências sobre RP, este lugar é no Holmes Report.

 

Tags: destaqueRelações PúblicasRP
Previous Post

Temporada do verde e amarelo

Next Post

Dez passos para uma apresentação de sucesso

Ariane Feijó

Ariane Feijó

Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.

Next Post
Dez passos para uma apresentação de sucesso

Dez passos para uma apresentação de sucesso

[curso] Planejamento estratégico para Mídias Sociais

[curso] Planejamento estratégico para Mídias Sociais

16 de abril – Dia mundial da voz; Atenção e dicas importantes.

16 de abril - Dia mundial da voz; Atenção e dicas importantes.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.