E se todo mundo quisesse um RP?

Lançamento do livro do Prêmio Aberje 2013 terá debate com os Comunicadores do Ano
24 de julho de 2014
Reflexões sobre atitudes
28 de julho de 2014

E se todo mundo quisesse um RP?

Existe um movimento barulhento acontecendo na internet (e em outras plataformas). Eu sou novo, mas acredito que a gente esteja vivendo um momento de grande entusiasmo na nossa área e que vai resultar em uma grande mudança na história das Relações Públicas no Brasil. Fico feliz em estar vivendo este momento. Mas a minha felicidade em ver tudo isso acontecer me traz junto uma preocupação: estamos prontos?

Imagina só se todo mundo quisesse um RP, seria um caos. Ao mesmo tempo que eu ouço reclamações de profissionais por mais espaço no mercado, eu recebo feedback de gente que afirma não encontrar bons profissionais para trabalhos. Precisamos nos preparar melhor. As universidades precisam ter um olhar mais mercado (sim, eu sei que o currículo depende de milhares de coisas). Os profissionais precisam procurar novas qualificações, inclusive em outras áreas. Os estudantes tem a obrigação de entenderem que precisam ser multi funções. Temos que falar mais línguas, temos que nos apresentar melhor, temos que ter uma grande preocupação com os resultados.

Essa é uma mudança gradativa, mas é preciso ter a preocupação com o conhecimento. Novas formas de educação surgem a toda hora, precisamos surfar essa onda. Quanto tempo faz que não surge um grande autor da nossa área? (nota: estou lançando meu livro em setembro, mas eu não sou um grande autor – jabá check). O compartilhamento de conhecimento é dos caminhos mais simples, rápidos e com baixo custo. O próprio Blog Relações é um exemplo disso.

Enfim, fica a reflexão. Como podemos nos preparar melhor?

Guilherme Alf

Guilherme Alf
Guilherme Alf
Guilherme Alf é formado pela PUCRS em Relações Públicas, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, é Líder e sócio da ALF NEGÓCIOS CRIATIVOS e traça todas as estratégias digitais de diversos artistas como Atitude 67 e no futebol Geromel e o pentacampeão Denilson. Desde 2016 comanda a operação do China Brasil Futebol. Em 2012 criou o coletivo “Todo Mundo Precisa de um RP” que desenvolve conteúdos e organiza a maior semana de Relações Públicas no Brasil, a RP WEEK.
Acompanhe:
E se todo mundo quisesse um RP?

Comentários

8223