• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
“Marketing de oportunidade” tem limites?

“Marketing de oportunidade” tem limites?

Carol Terra by Carol Terra
30 de novembro de 2016
in Destaques, Opinião
0
10
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Os casos da Catraca Livre e Netshoes

No dia de ontem, 29 de novembro de 2016, assistimos e nos comovemos com uma das maiores tragédias e comoções nacionais: a queda do avião que levava a equipe de futebol do Chapecoense para a Copa Sulamericana, na Colômbia.

Tristeza à parte, vimos duas grandes marcas derraparem: Catraca Livre e Netshoes.

A primeira – Catraca Livre – é um site de notícias que se caracteriza pelos textos curtos, atrativos e por alguns classificado como “caça-cliques”.

A segunda – Netshoes – um dos sites de comércio eletrônico de artigos esportivos mais bem sucedidos do Brasil. 

O site Catraca Livre foi acusado de oportunismo ao republicar matérias como “Passageiros que filmam pânico em aviao”, “10 mitos e verdades sobre andar de aviao” e “Medo de voar? Saiba como lidar com isso”, além do uso inadequado e irresponsável da hashtag #ForçaChape. Por fazerem esse tipo de vinculação, foram enxovalhados nas mídias sociais e acabaram por perderem seguidores.

O caso da Netshoes, ao que parece, também foi oportunismo (embora tenham justificado que não), só que, no caso, relacionado a preço. Foram acusados de aumentarem os valores das camisas do Chapecoense no site de R$ 159 para R$ 249. Também foram alvo de retaliação da opinião pública das redes e ainda tiveram que se justiicar.

Ambas as organizações publicarem pedidos de desculpas e reconhecimento dos erros.

Veja a declaração da Netshoes

Veja a declaração do Catraca Livre

Porém, a pergunta que fica é: até onde vai o “marketing de oportunidades” ou o real time marketing? Até onde vai a necessidade ou a vontade de atrair audiência para o site? Vale tudo?

Na minha opinião, não! Ainda mais em um momento delicado, de comoção, de tristeza e de pesar que vivíamos todos em razão do acidente. Erraram, ganharam visibilidade negativa tremenda e tiveram que pedir desculpas ao público. O pior: muitos desses seguidores foram embora e nunca mais vão voltar…

Tags: brand reputationimagem e reputaçãoMarketing
Previous Post

Comunicação de sucesso começa com RP

Next Post

4 assuntos que você, relações-públicas contemporâneo, precisa saber

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
4 assuntos que você, relações-públicas contemporâneo, precisa saber

4 assuntos que você, relações-públicas contemporâneo, precisa saber

Formas de Mudar o Mundo – Global Volunteer

Formas de Mudar o Mundo - Global Volunteer

5 cuidados básicos na hora de fazer o seu currículo

5 cuidados básicos na hora de fazer o seu currículo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.