5 cuidados básicos na hora de fazer o seu currículo

Formas de Mudar o Mundo – Global Volunteer
5 de dezembro de 2016
Clipping, uma ferramenta estratégica de negócios
8 de dezembro de 2016

5 cuidados básicos na hora de fazer o seu currículo

Final de ano é fechamento de um ciclo e o momento perfeito para corrigir o currículo e ajustar alguns pontos que às vezes nos impedem de conquistar nossos objetivos.

Nos últimos tempos, avaliando uma série de currículos de estágio, reparamos alguns equívocos frequentemente cometidos pela galera que está em início de carreira.

Para dar aquela força, resolvemos compartilhar alguns desses equívocos para que você não cometa eles e conquiste a vaga de estágio que você tanto sonha. Vamos lá:

1. Envie seu currículo em PDF devidamente nomeado.

currículo

Ao enviar seu currículo em PDF você garante que a formatação e as informações inseridas por você não vão sofrer alterações quando o arquivo for acessado em um dispositivo diferente. Hoje somos multiplataformas (desktop, notebook. tablet, celulares). Importante também, os departamentos de Recursos Humanos recebem dezenas de currículos e enviar o arquivo com seu nome vai ajudar ele encontrar você quando for necessário.

2. Tenha cuidado com o layout e formatação.

Isso demonstra sua preocupação e cuidado com o material que produz. No Google há centenas de modelos de currículos para você utilizar como base para montar o seu. Uma dica bacana é usar o básico da metodologia da ABNT que você usa nos seus trabalhos acadêmicos (Fonte: Times New Roman, Tamanho: 12, Espaçamento entre linhas: 1,5, Alinhamento justificado).

Como profissionais de comunicação, e principalmente como RP, é preciso demonstrar seu cuidado com a imagem no currículo também. Isso vai dizer muito sobre o profissional que você é.

Perceba a diferença entre os currículos abaixo, qual você teria uma melhor pré-disposição para escolher?

Esse aqui, (ok, esse aqui é fora da curva, mas admita que você tem habilidade e formação para pensar em algo criativo, mas lembre que deve ser coerente para a vaga e empresa na qual você está se candidatando)

Esse

currículo

Ou esse?

currículo

Fonte Imagem: Exame

3. Dados de identificação:

Coloque seus contatos e um número de telefone que você realmente atenda e responda. Você vive com seu celular, empresas ligam para falar com você, dificilmente vão mandar whatsapp ou mensagem no Facebook. Ligações e e-mail ainda são o meio formal utilizado pelas empresas para contatar você.

4. Coloque suas experiências em ordem decrescente:

Ou seja, da mais recente para a mais antiga. Isso vale para formação acadêmica, experiências profissionais, voluntariado e cursos complementares.

5. Experiência em pacote office e internet:

Bem você é estudante de comunicação e precisa saber sobre o pacote Office para conseguir trabalhar. Se você não possui esse conhecimento, pare tudo que está fazendo agora e vá em busca dessa formação.

Há cursos gratuitos e vídeos aula no Youtube disponíveis na rede, falta de grana não é desculpa. Lembre-se que saber usar o pacote Office já não é considerado um diferencial, mas sim uma obrigação. Não vamos nem falar sobre inserir “internet avançado” como um diferencial, se isso está no seu currículo já passou da hora de tirar de lá.

6. Enviando o currículo por e-mail:

Escreva um texto gentil para acompanhar seu currículo. Isso demonstra interesse e educação com quem você está se comunicando, do outro lado do e-mail há uma pessoa recebendo suas informações.

Faça uma saudação, se apresente, diga para qual vaga você está se candidatando, agradeça a atenção. Para fazer isso pesquise sobre a empresa, veja o tom que ela costuma usar nas comunicações, isso vai ajudar você.

Importante: cuidado com os erros de português! Revise a mensagem e seu currículo também.

Agora que você já fez estes ajustes no seu currículo aqui vai uma dica extra. Empresas estão buscando por pessoas que resolvam e não passem a bola. Lembre-se que uma das características de um Relações Públicas é ser multitarefas, e resolver problemas é parte da profissão. Aqui no Blog há uma série de artigos bacanas para inspirar você ainda mais na sua carreira.

 

Quer saber mais sobre carreira em relações públicas? Então assiste aqui a aula online e gratuita da RP School, com o Prof. Pedro Prochno, sobre esse tema. Vai abrir suas ideias sobre o mercado de trabalho de RP.

ODIG
ODIG
Acompanhe:

Comentários