Clipping, uma ferramenta estratégica de negócios

5 cuidados básicos na hora de fazer o seu currículo
6 de dezembro de 2016
PR Thinking, a mentalidade de RP na visão do Grupo In Press
9 de dezembro de 2016

Clipping, uma ferramenta estratégica de negócios

Todo mundo que já fez ou faz estágio em Relações com a Imprensa (Assessoria de imprensa, “piár”, etc) já passou por isso: Clipping!

Clipping nada mais é do que juntar todas as matérias relevantes para uma determinada empresa, quer sejam sobre ela própria, sobre concorrentes ou abrangendo até mesmo o cenário político, macroeconômico e tudo mais o que possa interferir no negócio. Trata-se de uma ferramenta estratégica (se bem utilizada) para a alta administração de uma empresa. Uma forma simples e rápida de saber tudo o que está rolando no mundo dos negócios naquele dia.

As cobranças são muitas: ele tem que ser completo, detalhado, chegar cedo (em alguns lugares antes das 7am), ser legível, não ter furos (coisas importante faltando) e por aí vai…. Pra quem lê, algo muito importante, para quem faz, um verdadeiro teste de paciência e habilidade.

Esse texto é direcionado justamente para os estagiários e recém formados que ainda lidam e fazem clipping todos os dias. Vem de alguém que tá no meio do caminho (ainda faz clipping, mas também lê o que vem nele). Minha dica: dediquem-se!

Clipping é muito importante em várias empresas e normalmente é compartilhado amplamente entre os diretores e presidência daquela empresa.

Mais do que apenas um apanhado de notícias o clipping pode ajudar em algumas coisas:
  • Entender cada vez mais sobre a sua empresa
  • Entender mais sobre o mercado que ela atua e seus competidores
  • Entender o cenário político-econômico atual e suas implicações aos negócios
  • Expor o seu trabalho para o seu chefe e para toda a alta administração de uma empresa
  • Melhorar a sua capacidade analítica sobre o cenário da empresa (em ações de comunicação, por exemplo)

Portanto, use isso como uma baita chance de entregar um trabalho de primeira. Mostre e traga inovações para o clipping (sempre dá pra adicionar uma análise, um sumário, mostrar sentimento das notícias, quantidade de publicações etc). Isso pode lhe render ótimos frutos.

Abraços

Pedro Prochno – fazedor e leitor de clipping

PS: Se você tá lá na alta administração de uma empresa e lê clipping todos os dias, agradeça o (estagiário) profissional que cuida dele. Dá um trabalhão preparar 🙂

Quer saber mais sobre o que é Relações Públicas e qual o papel do profissional dessa área? Confira essas e outras dicas aqui.

ODIG
ODIG
Acompanhe:

Comentários