8 Presidentes de Júri e 43,5% dos jurados são mulheres esse ano em Cannes

Gestão de crises de imagem: prepare-se para superá-la!
17 de maio de 2017
Lava Jato: o que você está fazendo no seu trabalho, no seu negócio, na sua vida?
19 de maio de 2017

8 Presidentes de Júri e 43,5% dos jurados são mulheres esse ano em Cannes

O número de mulheres que compõem o júri do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions dobrou nos últimos cinco anos para 43,5% no festival que começa no próximo mês. Pela primeira vez, oito dos 23 presidentes de júri serão mulheres.

Há anos que este assunto é colocado em discussão na divulgação dos jurados do festival. Até 2014, apenas um em cada cinco juízes de Cannes eram mulheres, e havia apenas uma ou duas presidentes de júri por ano.

Desde então, o festival introduziu programas como See It Be It, que convida 15 futuras líderes criativas para o festival a cada ano. O festival acrescentou a categoria Glass Lions em 2015 para reconhecer o trabalho que promove uma representação de gênero mais igualitária, por sugestão de Sheryl Sandberg, Diretora de Operações do Facebook e fundadora do LeanIn.org. Este ano, o festival concordou em advertir os jurados para não reconhecer trabalhos que refletem a polarização de gênero.

O festival afirma que 43% dos 390 juízes deste ano, de 50 países, serão mulheres. Esse número supera todas as estatísticas anteriores, ficando acima dos 21% em 2012 e 20% em 2013. Depois disso, o número cresceu constantemente, para 28,5% em 2014, 31,5% em 2015 e 40% no ano passado.

Em 2014, houve quatro mulheres presidentes de júri pela primeira vez, seguidos por seis em 2015 e cinco no ano passado.

O progresso tem sido notório, especialmente no júri da categoria Mobile, que não teve uma única juíza em 2013. O tema surgiu na conferência de imprensa do mesmo ano para anunciar os vencedores do Mobile, quando um membro do júri pediu aos jornalistas que voltassem para seus países e dissessem à seus representantes do festival para nomear mais mulheres.

No ano seguinte, o júri da categoria Mobile teve uma presidente mulher e o Grand Prix foi para a Nivea, premiada na campanha que teve Joanna Monteiro, então diretora criativa da FCB Brasil, como líder criativa. Joanna Monteiro é, atualmente, a única mulher diretora de criação do Brasil.

Este ano oito júris de Cannes serão liderados por mulheres. Conheça as presidentes:

Outros prêmios também estão tomando providências. O El Sol, festival iberoamericano de publicidade, está aumentando o número de juízes de magros 10% nos anos anteriores para 30% este ano.

Go, girls! 😀

Luana Leão
Luana Leão
Acompanhe:
8 Presidentes de Júri e 43,5% dos jurados são mulheres esse ano em Cannes

Comentários

11812