Sim, vou falar sobre empreendedorismo de novo, mas desta vez com um enfoque diferente: intraempreendedorismo. Você já ouvir falar sobre este tema? Quando escrevi sobre empreendedorismo em relações públicas, apresentei dois cases de sucesso e espero ter dado um empurrãozinho aos que sonham em empreender mas se sentem inseguros. Porém, enquanto escrevia este artigo, também surgiu a ideia de falar sobre intraempreendedorismo porque acredito que funcionários com essa mentalidade tendem a alçar voos altos nas empresas e serem mais realizados profissionalmente.
Antes de mais nada, intraempreendedorismo significa empreender dentro da empresa. Qualquer funcionário pode propor e executar ideias inovadoras para o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e/ou posturas competitivas, no entanto o benefício não será para o próprio negócio e sim para a empresa o qual trabalha. Atente para as palavras: propor e executar, ou seja, não adianta ter mil de ideias se nenhuma é factível na sua empresa.
Você pode ter lido o parágrafo acima e estar pensando “nossa, então eu sou um intraempreendedor!”, mas pergunto: será que você desempenha MESMO esse papel no seu trabalho?
Muitas empresas (não todas – talvez a que você trabalhe não seja uma destas) buscam cada vez mais profissionais que entreguem soluções inusitadas para seus problemas e se encaixem em um perfil proativo e inovador. Naturalmente, essas pessoas se destacam e conquistam a gestão/liderança e é por isso que se tornam um ponto fora da curva.
Vamos a algumas reflexões aleatórias para saber se você é um intraempreendedor:
E por fim e para mim a mais importante: você está disposto a ser o ponto fora curva da sua empresa, vulgo “vestir a camiseta”?
Se a sua resposta for não, fique tranquilo, pois não é um indicador de falta de competência ou produtividade. Apenas indica que você não tem perfil intraempreendedor e se você está feliz assim, está tudo certo 🙂
Se a sua resposta for sim, continue lendo esse texto porque acredito que ajudará você a trilhar uma carreira de intraempreendedor bem-sucedido 😀
Geralmente, empreendedores e intraempreendedores são pessoas cheias de ideias e ansiosas para colocá-las em prática o mais rápido possível. Porém, é muito importante ser estratégico ao apresentar, fundamentar, defender e argumentar suas ideias para que você seja identificado como um cooperador de ideias ao invés de um crítico entusiasta (também conhecido como “chatão”,”Peter Pan”, “fora da casinha” – no sentido pejorativo). Ou seja, cuidado para não se tornar aquela pessoa que acredita que tudo poderia ser melhor e diferente, mas que não aponta nenhuma solução para os problemas ou que não está disposta a fazer parte dessa mudança.
Se você deseja ser um cooperador de ideais na sua empresa, leve em consideração os seguintes passos:
Inevitavelmente, o ambiente intraempreendedor nasce e se desenvolve em virtude da cultura das organizações. Ainda que o mundo corporativo esteja em transformação, na maioria dos casos a estrutura de poder permanece hierárquica, sufocando a liberdade e criatividade dos funcionários, o que diminui sua capacidade e motivação para inovar.
Empresas mais ousadas e com estruturas hierárquicas flexíveis, possuem maior capacidade criativa, o que tem sido decisivo para o seu desenvolvimento. Nesses ambientes, profissionais com perfil intraempreendedor são considerados um dos mais importantes recursos para que a organização mantenha alta competitividade.
Se você sente que está pronto para intraempreender, arrisque-se, planeje e comece agora mesmo. Tenha empatia para entender qual o perfil da empresa que você trabalha e o porquê dela ter se estruturado dessa forma, e então, vá ser o ponto fora da curva que você deseja e faça a diferença no seu cotidiano profissional!
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