Como um design ruim levou pânico ao Havaí

Bem-vindos, calouros de RP 2018
19 de fevereiro de 2018
WCF: Eduardo Vieira comenta sobre tendências de comunicação global
26 de fevereiro de 2018

Como um design ruim levou pânico ao Havaí

Como RPs, em grande parte do tempo o nosso foco principal (mas não único) vai estar no conteúdo. Palavras do texto, frases, pontuação, se está adequado ao público com o qual queremos nos comunicar, etc.

Em algum momento precisamos (ou vamos) acabar vendo a forma da comunicação (a peça, arte) – e aqui é comum que alguns RPs acabem negligenciando a sua importância e necessidade de atenção.

(fonte: freelancer.com email)

A “forma” é parte tão fundamental do processo de se comunicar que passou a ganhar cada vez mais atenção e estudos sobre o assunto. Os primeiros datam de 1945, quando a tecnologia ainda engatinhava.

Pois bem. Você deve ter ouvido falar que um alerta falso de míssil levou pânico ao Havaí em janeiro deste ano. Depois de alguns dias tivemos uma informação que deixou muita gente incomodada: apesar de um erro humano, grande parte da confusão se deu porquê a interface do sistema de alertas é, digamos, um tanto quanto confusa (acima é uma brincadeira – abaixo, a realidade):

(Fonte: Hawaii Emergency Management Agency)

Pois é, acho que qualquer pessoa em um momento de estresse faria uma confusão danada (mais aqui). Foi ai que o site freelancer.com fez um concurso para que pessoas criassem uma nova interface para o sistema de alertas do Havaí. Mais de 280 pessoas participaram e o resultado saiu faz alguns dias.

Vale a pena passar no site e conhecer o projeto vencedor, bem como outros que foram criados. Olhar todos eles aumenta o nosso repertório e prova que UI é também coisa de RP.

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Como um design ruim levou pânico ao Havaí

Comentários

12604