• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Cases
User Experience: Como a Netflix usa UX para engajar pessoas

User Experience: Como a Netflix usa UX para engajar pessoas

Redação TMPRP by Redação TMPRP
23 de maio de 2018
in Cases, Mercado
0
87
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

A Netflix é referência quando o assunto é User Experience (UX). Neste texto você vai entender como este processo é feito e como aplicar também no seu planejamento.

Envolver as pessoas é o desafio constante das marcas, e em uma realidade onde existe um bombardeio intenso de informações, chamar a atenção de uma forma positiva é o objetivo tão almejado. Neste contexto é que o user experience (o famoso UX) ganha força. É uma estratégia que a Netflix aplica com efetividade em suas ações e das maneiras mais diversas, mas antes de falarmos deste caso em específico, vamos entender melhor o conceito de UX, suas aplicações e seus benefícios.


Afinal, o que é user experience?

Em sua tradução literal, user experience significa “experiência do usuário”, e é ela mesmo que deve ser trabalhada, é uma prática que pode ser aplicada nas estratégias para trazer o indivíduo, enquanto usuário, ao centro das interações, com o foco em atender suas necessidades e desejos sem deixar de lado os objetivos a serem alcançados com determinado produto ou serviço.

Para simplificar, o user experience é o que você sente ao ter contato com algum tipo de produto. Por exemplo, quando se compra um computador alguns aspectos são levados em consideração: você normalmente vai analisar se o aparelho funciona corretamente, se o desempenho dele é satisfatório, se liga com rapidez, se atende as necessidades, o que o produto proporciona, qual a experiência que se tem neste contato com ele, enfim, tudo isso faz parte da experiência do usuário e envolve uma gama de questões que serão analisadas pelos profissionais responsáveis.

Outro exemplo é quando se acessa um site, se a navegabilidade é boa, se traz as informações necessárias, se ele tem um layout atrativo e atende as expectativas, a probabilidade dele ser acessado novamente é maior.


A experiência de usuário proporcionada pela Netflix

A Netflix é uma empresa que não poupa esforços para proporcionar uma boa experiência aos seus usuários, fato que resulta em seu sucesso nos últimos anos.

O serviço de streaming tem um valor mensal que é pago e a pessoa tem acesso a um catálogo enorme de filmes e séries, produções próprias da Netflix e também de outras produtoras. Em seu algoritmo conta com uma característica importante que indica a seus usuários sugestões personalizadas para cada tipo de perfil e também qual a relevância dos conteúdos para os interesses apresentados. Só nestes pontos já torna a experiência do usuário prática e pessoal, mas não é só isso, quando é preciso fazer algum contato pelo chat, a Netflix conta com colaboradores que realizam um atendimento com teor informal que buscam da melhor maneira possível e por meio de uma conversa amigável a solução para determinado assunto.

Tudo isso faz com que o engajamento seja alto e os próprios consumidores da plataforma a divulguem, fato que é observado quando se lança uma série nova e o movimento que isso resulta nas redes sociais, não é à toa que ela tem mais de 110 milhões de assinantes pagantes e vem em uma crescente para os próximos períodos.


O que é preciso para se trabalhar com user experience?

Para se trabalhar com user experience é preciso um estudo aprofundado do comportamento dos públicos, com o foco em entender a melhor maneira de alcançar seus desejos e fazer isso de uma forma que gere encantamento por parte das pessoas que ao ter contato com a marca e se sentirem envolvidas com suas ações, tornaram-se fiéis consumidores.

Para obter dados referente aos públicos, pode-se aderir ao data driven marketing, que é o marketing orientado por dados, e que pode ser útil neste processo por intermédio de suas ferramentas de captação de informações, que servirão de base para a realização de ações voltadas para o UX.

Falamos mais profundamente sobre data driven marketing neste texto, leia e fique por dentro desta estratégia que pode ser de grande colaboração para o planejamento focado na experiência do usuário.


Quais os benefício de se trabalhar com user experience?

Trabalhar com esta estratégia não é simples, mas é recompensador, pois tem vários benefícios para os negócios.

– Relacionamento com os públicos: a partir do momento que se gera uma boa experiência com os públicos, cria-se um relacionamento com eles, de forma a existir uma comunicação com uma via de mão dupla, onde existe uma colaboração por parte das pessoas que ao se sentirem parte da marca, vão divulgá-la de maneira espontânea.

– Agregar valor ao produto: quando o produto é desenvolvido totalmente voltado às ações de UX, ele ganha valor agregado, porque mais do que algo a ser comprado, ele é uma experiência a ser vivida, e isso, com certeza, é mais do que simplesmente vender algo, mas sim criar uma conexão. A experiência do usuário também diz muito a respeito sobre os detalhes, e são eles que farão toda a diferença na dinâmica de consumo, pois darão a ideia de algo personalizado e único.

– Planejamentos estruturados: com o UX será possível criar planejamentos que sejam mais efetivos, pois passam por processos de coleta de dados atrelado a estudos que darão base para as ações, o que resultará em estratégias direcionadas e que terão melhores resultados e o que também pode gerar diminuição de custos, pois o investimento será muito bem direcionado.

Vale ressaltar que o profissional de relações públicas, que tem como uma de suas principais competências encontrar maneiras efetivas para obter o conhecimento dos públicos, tem ampla capacidade em trabalhar com user experience, visto que para realizar uma boa e satisfatória experiência com o usuário, o planejamento precisa contar com uma equipe composta por pessoas que sejam observadoras, críticas, analíticas e tenham um senso de empatia muito bem apurado. Características essas que são fundamentais para um profissional de RP e, que dessa forma, pode vir a trabalhar no contexto do user experience.

Onde posso ter mais contato com user experience?

Existem alguns blogs que falam sobre o tema e que podem te ajudar e servir de inspiração para aplicação nos seus projetos. São eles:

– UX Magazine
– UX Movement
– UX Collective BR
– Inspire UX

Neste texto você compreendeu melhor sobre o conceito de user experience, suas funcionalidades e quais as melhores maneiras para se colocar em prática, afinal, é uma estratégia que pode agregar resultados consideráveis para as marcas.

Você também vai gostar de ler:

Social Listening: o que é e como colocar em prática
Nem BI, nem big data: o futuro pertence ao Design Thinking
Habilidades que transformam: seja o RP do futuro

Tags: conteúdoEngajamentoUser experience
Previous Post

Não deixe nunca de saber pra onde vai o seu dinheiro

Next Post

Estudo vai identificar o perfil do RP brasileiro da geração Y

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post
Perfil do RP brasileiro

Estudo vai identificar o perfil do RP brasileiro da geração Y

RP WEEKend: tudo o que você precisa saber!

RP WEEKend: tudo o que você precisa saber!

Influenciadores: conheça a Youzz, plataforma de gestão de influência para marcas nascida em Portugal

Influenciadores: conheça a Youzz, plataforma de gestão de influência para marcas nascida em Portugal

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.