Empreendendo REAL no Brasil, por Vanessa Queiroz

Workshop para quem quer empreender em RP
15 de julho de 2019
O que é necessário para organizar um evento de sucesso?
22 de julho de 2019

Empreendendo REAL no Brasil, por Vanessa Queiroz

Como manter um negócio há 15 anos no mercado de comunicação de maneira independente sem sócio investidor? A Vanessa Queiroz, designer e sócio do Estúdio Colletivo, vai contar sobre a  trajetória de um escritório de design.

 

Vanessa é diretora da ADGBrasil Associação de Design Gráfico pela segunda vez e Professora de empreendedorismo criativo da EBAC e da Escola Cuca e co-curadora de design dos eventos Festival Path e PixelShow. 

 

Ela vai compartilhar muito conteúdo incrível na sua participação da RP Talk, na RP Week 2019. Você não vai ficar de fora, não é mesmo? Confira tudo o que ela contou pra gente sobre empreendedorismo.

 

Blog RP: Qual é o principal desafio de empreender? E de empreender no Brasil?

 

Vanessa: Todos, principalmente quando você não tem um sócio investidor, quando você se forma na faculdade em design como nós e não sabe nada de gestão. A maioria das universidades te formam para ser um funcionário e o mundo acadêmico está cada vez mais longe da realidade. No nosso caso foi assim. Deu certo porque somos muito complementares, mas 4 designers com zero noção de gestão, aprendemos tudo na raça.

 

O Brasil tem uma desigualdade social imensa e isso se reflete muito no universo do pequeno e médio empreendedor. As cargas tributárias, impostos, CLT, tudo é muito doloroso e caro. 

 

Falam muito que se a empresa passar de 2 anos ela não quebra. A realidade no Brasil é que pouco mais de 30% consegue passar disso.

 

Blog RP: Nesses 15 anos de projetos e clientes diferentes, você se arrepende de algum job

 

Vanessa: Não. Temos uma palestra que chama Nós falhamos – 15 anos de estúdio colletivo. Não tem arrependimento, tem aprendizado. Sempre. Uns mais dolorosos e outros menos. Mas, temos algumas máximas como não trabalhar para políticos por exemplo.

 

Blog RP: Para manter um negócio por 15 anos, com certeza vocês passaram por mudanças até mesmo para acompanhar as ondas e as tendências. Qual foi a mudança mais difícil que vocês tiveram que encarar? 

 

Vanessa: Foi quando como escritório de design criamos uma área de conteúdo e começamos a ter entregas de agência de publicidade. O dinheiro era muito bom já que a publicidade no Brasil é muito mais reconhecida que o design, logo, por dinheiro, quase começamos a mudar o rumo da empresa.

 

Nesse momento paramos e pensamos, não dá. São duas coisas muito diferentes. Focamos no design no Colletivo e abrimos a Agência Moonstro. Hoje temos duas empresas apartadas que seguem os mesmos valores dos donos, mas tem entregas diferentes.

 

Blog RP: Acompanhando as mudanças pelas quais o mercado da comunicação passou nos últimos 10 anos, qual delas, na sua opinião, trouxe a maior lição para quem empreende em comunicação e design?

 

Vanessa: Acredito que seja a velocidade que você deve se atualizar. Como e quando se comunicar e também a importância do posicionamento. 

 

Com a quantidade de informações, globalização e a internet, ou seja, hoje todos somos “mídia” você conseguir se posicionar com verdade e ter um diferencial é o mais corajoso e difícil e isso faz muita diferença. 

 

Clique aqui saber quem são os palestrantes da RP Talk e  garantir sua participação na RP Week 2019

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Empreendendo REAL no Brasil, por Vanessa Queiroz

Comentários

13105