Você pratica comunicação assíncrona?

6 Dicas para não surtar durante o TCC
16 de junho de 2021
Lugar de RP é onde quiser, mesmo que não tenha esse nome
20 de julho de 2021

Você pratica comunicação assíncrona?


Eu tive esse papo no começo da semana com a Samara e o Davi, que ajudam a pilotar o Blog RP:

Parece um papo como qualquer outro, mas se você reparar no tempo entre uma mensagem e outra você vai perceber que a gente levou um dia inteirinho para conseguir ter uma informação super simples. E isso não é nada produtivo.

O princípio usado nessa troca de mensagens é o da sincronicidade, ou seja, de que todos os participantes precisam estar conectados e atentos ao papo para que ele possa funcionar direitinho. Se nós três estivéssemos online, fatalmente ele teria durado no máximo 4 minutos.

Mas em um mundo cada vez mais hiperconectado, e especialmente com a gente ainda (e provavelmente continuará) trabalhando a distância, a comunicação síncrona torna as coisas complexas e lentas, e é por isso que a comunicação assíncrona se mostra uma importante ferramenta.

Nem no mesmo tempo, nem no mesmo espaço
Comunicação assíncrona é justamente aquela que não demanda ter todo mundo disponível ao mesmo tempo para que ela aconteça. Ela reúne, em uma mensagem só, tudo o que precisa ser dito, informado ou compartilhado, para que as outras partes possam agir sobre ela e responder de uma vez só, com tudo o que precisa.

Por exemplo, o papo acima poderia ter sido assim:

(só a resposta do Davi ou da Samara que precisava ter sido “sim”, hehe)

No dia a dia, e especialmente com a pandemia, o trabalho está se tornando cada vez mais assíncrono. A gente tem uma série de coisas que precisa resolver e fazer, e vai encaixando elas ao longo do dia. Por isso é tão importante ter tudo a mão quando a gente passa a bola, ou precisa de outras pessoas interagindo no “projeto”.

Quando estiver trabalhando ou interagindo com pessoas, não esqueça de sempre disponibilizar para elas o que elas vão precisar para poder atuar. Alguns exemplos são:

  • Breve contexto
  • Materiais de apoio ou documento de trabalho
  • Ações claras e objetivas do que você precisa das pessoas
  • O prazo em que você precisa daquilo

E claro que a lista pode ser maior ou menor, dependendo do assunto.

Manter trabalho ou comunicação assíncrona de qualidade ajuda a gente a reduzir emails, mensagens desnecessárias, otimizar tempo e recursos e sermos mais produtivos. Na atual empresa em que trabalho, ser assíncrono é Lei. Eu sempre pratiquei ela, mas aqui os conceitos foram redefinidos. Isso foi um pouco desafiador no começo, mas tem se demonstrado a maior maravilha dos últimos tempos.

E por aí? Você pratica comunicação ou trabalho assíncrono?

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Eu adoro as Relações Públicas e tudo que engloba esse mundo. Sou graduado em RP, com um MBA pela FGV. Mergulhador tech, DJ, amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Você pratica comunicação assíncrona?

Comentários

13416