Antes de minha última viagem para Brasília já tinha ido à Capital Federal outras DUAS vezes, mas em nenhuma fiquei mais do que algumas horas por lá!
Da primeira vez fui acompanhar a Lilian Pacce no lançamento de seu livro “Pelo Mundo da Moda” e em uma palestra! Esta epopéia durou umas 20 horas. A segunda vez foi em meados de 2009, quando fui ministrar uma palestra pela Accenture…. bate-e-volta de uma tarde!
Desta vez passei 3 dias por lá! Fui para uma reunião da atual empresa que trabalho e aproveitei para ficar até sábado e conhecer a cidade que via apenas do carro!
Gostei MUITO! Na quinta-feira a noite fui ao UK Brasil, um pub onde rolou um cover do Pink Floyd, garotos fans da banda que mandam MUITO bem!
Sexta, depois do expediente, que teve direito a jogo do Brasil (0X0 com Portugal), fui para minhas novas acomodações, o Alvorada Hotel. Simples, sem luxo, em prédio antigo, mas aconchegante e LIMPO, o que, pra mim, é primordial! De lá, a noite, fiz algumas fotos da cidade, principalmente da Antena de TV! Parti então, na companhia da Cris e da Robs, colegas de trabalho, para o Barcelona, um “bar de tapas” muito bonitinho, calmo, com boa comida e ótima sangria! O papo rolou solto por horas, até que o sono resolveu dar as caras DE VEZ, aí, #partiu!
Sabadão de manha, 7h em pé, claro! Robs me encontrou no hotel e fomos, a pé, até o Congresso Nacional.
A Robertá já morou em Brasília por um tempo, com isto, sabe de muitas coisas que turistas desconhecem, e que nativos nunca aprenderam (ou vai dizer que vc sabe de todos os meandres de sua cidade?)! Passamos pelo prédio do Banco Central, Banco do Brasil, até chegar na Biblioteca Nacional. Ao seu lado temos o Museu Nacional de Brasília e, logo em seguida, a Catedral da cidade. Lá na Catedral a Robs me ensinou o primeiro “truque” da cidade.
A Catedral, em seu interior, tem as paredes arredondadas, tanto no sentido horizontal como vertical. Quando duas pessoas se colocam em cada um dos segmentos da parede é possível bater um papo, em voz baixa, escutando superbem e sem ninguém ouvir! Olha aqui como é! O interior da Catedral é incrível! Estão terminando uma restauração que trocou todos os seus vidros. Aos pombinhos de plantão, casar lá custa APENAS 2 salários mínimos! O visual dispensa comentários!
Ao deixarmos a Catedral seguimos para o Congresso. No caminho encontramos esta simpática coruja abaixo. Nem preciso dizer que rendeu várias fotos legais né?
Decidimos então fazer a visita guiada ao Itamaraty. A explicação dos monitores é ótima, e aprendemos, por exemplo, que a obra de arte que fica na entrada do palácio chama-se “Meteoro”, e simboliza os cinco continentes! Dentro do palácio tem um lustre chamado “revoada”, lindo!!!
Fizemos depois a visita monitorada ao Congresso (todas de graça). Para os desavisados, o prédio abaixo abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A Câmara é composta pelo prédio do lado direito e pela cúpula reta, já o Senado é composto pelo prédio da esquerda e pela cúpula arredondada! Ambos os plenários são em pequenos, muito menores do que parecem na TV. Nenhum deles comporta todos os seus parlamentares sentados, por isto, em votações importantes, vemos um monte deles em pé!
Por fim, fomos com a Cris até a Antena de TV, de onde pude fazer mais fotos da cidade!
O passeio foi ótimo, e fica aqui a minha recomendação para que todos visitem a Capital Federal. Antes de partir, me mande um e-mail que eu mando mais dicas 😀
Para ver todas as fotos que fiz lá, acesse o meu picasa!
Parabéns pelo texto!
Conhecer Brasília é muito interessante. É uma cidade com seus atrativos.
Abraços,
@alexandre_amc
Valeu Alexandre. Adorei mesmo, mas ainda faltaram muitas coisas, como o museu JK, e a vida noturna!!! 🙂
Graaande Brasólia! Nosso tour por lá foi s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l!!! Tudo bem que foi um pouco cansativo, quase perdemos o voo de volta a SP (hehe, aventura! Pedro e eu correndo no aeroporto…), mas valeu muito a pena. Eu inclusive joguei sinuca com os meninos no pub – ou melhor, tentei jogar!!! Sabe quando eu faço isso? Nunca (da maneira como jogo mal, deu pra perceber né!). Recomendo que todos conheçam Brasília, é uma cidade linda!
Acho que se escreveu errado o titulo do texto em vez de * Brasólia * num é * Brasília * ??
Sim Clara, a cidade se chama Brasília. Como pode observar, "Brasólia" foi grafada entre aspas justamente por não ser o nome correto, mas sim uma forma coloquial usada por algumas pessoas para se referir à cidade.
Abraços
Pedro