Minha relação com o sistema Conferp é algo nebuloso…..
Na faculdade, já reclamava (mesmo sem muito embasamento) que pouco faziam pela classe, escutava os profissionais formados há tempos fazerem o mesmo, logo, ia com eles… Recebemos a visita, em uma aula, da então presidente do Conrerp 2, no papo, nada animador, caímos no velho ciclo do:
“O Conrerp não faz nada pq os Relações Públicas não se registram, e os Relações Públicas não se registram pq o Conrerp não faz nada!”.
Quando saí da academia passei um tempo sem ter registro profissional, até que uma maré de civilidade e responsabilidade me atingiu…. Registrei-me no Conrerp 2a região SP/PR sob o número 3920!!!!
O primeiro GRANDE embate que vivenciei, já formado, mais preparado e embasado sobre a profissão, seu mercado, atuação e responsabilidades, foi este recente, onde o Gianecchini foi “intitulado” Relações Públicas na novela Passione da Rede Globo. O tema deu origem ao primeiro post escrito por leitores do relações, a @bru_maturana e a @thastetner. O Post, que teve mais de 400 acessos e 28 comentários DE PESO, você pode ler aqui!
Lá, grande parte dos comentários questionavam se o Conferp e os Conrerps fariam algo, se iriam se posicionar, se defenderiam a classe. Manoel Marcondes Neto – secretário-geral do Conrerp 1a região (RJ), comentou no post, e deixou o link para uma carta que escreveu e enviou ao autor da novela, Silvio de Abreu. Neste mesmo comentário, apresentou que o Conferp e Conrerp 1a região já haviam se posicionado sobre o tema para com a Rede Globo e Silvio de Abreu. – Leia o texto no blog do Conrerp 1 que, pelo amor de Deus, precisa de uma mãozinha….
Hoje, dia 21/06, o Conferp divulgou um comunicado que apresenta a ação adotada, relatando que estão tentando uma reunião com o autor da novela para elucidar os equívocos cometidos. Quase na mesma hora a @marciaceschini me avisava que tinha, com sucesso, conseguido contato com a Glória Peres, via Twitter, e que ela estava dando atenção aos protestos gerados pela classe sobre o caso. Foi quando começou um bando de RT da mensagem do Conferp, com a hashtag #gianecchininaoerp, para o twitter da novela @passioneoficial.
Meados da noite vi matéria da coluna “Novela das oito” mantida pela Abril, onde o autor afirma que o Fred não assumirá o cargo pois será informado que não tem FORMAÇÃO para tal! PONTO!
Ficar especulando que a ação do Conferp e do Conrerp só se originou depois de uma ENXURRADA de e-mails e ligações dos profissionais, só será ruim para a categoria… e que atire a primeira pedra quem não pensou nisso! Acredito que a atuação de ambos, mesmo nos bastidores, e antes de informarem a classe por meio de comunicado, foi fundamental para o resultado obtido!
Nossa categoria precisa parar de se lamentar, de atacar os conselhos de maneira enlouquecida e sem foco! Precisamos SIM, cumprir com nosso dever de ser registrado ao Conselho e, JUNTOS, cobrar deles o que é de sua responsabilidade, cobrar ações cobrar informações e RESULTADOS! Somente desta maneira conseguiremos o reconhecimento que queremos e merecemos!
Aproveite para responder a nossa enquete ao lado! Você é Registrado em algum Conrerp?
Com certeza. Aliás eles vão mudar a novela pq receberam uma cartinha do Conferp… senso crítico de vez em quando é bom.
Pedro,
lembrando que nosso movimento deve ser feito com boa comunicação e através das redes sociais.
A união dos profissionais e estudantes para tweets para o @passioneoficial será o melhor canal para pressionarmos uma solução adequada e eficiente.
Não é chorar, é pedir para fazerem uma retratação coerente.
Pedro,
Parabéns pelo blog, adorei o texto!
Meu registro no CONRERP é 3928!
Um abraço,
Almerissa
Nossa Almerissa, muito perto do meu! rsrsrs Você participou da enquete do Blog?
bjs
Coincidência ou não, recebi e-mail marketing do CONFERP (http://www.conferp.org.br/boletim/consulta/001/) falando de uma pequisa (http://conferp.org.br/consulta/) que disponibilizaram na web justamentente para saber o que nós, RPs, esperamos do sistema.
Sugiro que todos nós participemos, afinal, comentar entre nós não resolve nada. Temos que aproveitar a oportunidade e levar ao conhecimento do sistema CONFERP as nossas aspirações, as nossas demandas.
Vamos lá! Vamos responder! http://conferp.org.br/consulta/
Ah, sim! O meu registro é CONRERP 4º região (RS/SC) nº 1608.
Abraços.
Ana