Para quem não sabe, o Festival de Cannes é o principal evento de comunicação, propaganda e marketing do mundo. É no mês de junho, em meio à Riviera Francesa, que o mercado para e confere os melhores cases e campanhas das agências de todo o globo.
Depois de 58 edições, a partir deste ano, o evento deixou de ser nomeado “de Publicidade” para “de Criatividade”. Ou seja, Cannes agora não se resume a propaganda, mas seu foco, independente da atividade (publicidade, marketing e/ou Relações Públicas) é a criatividade, a novidade, a inovação!
Já que o festival é de todo o mercado, há três anos, uma nova categoria entrou em cena “PR Lions” – Sim, uma categoria para nós, Relações Públicas!!! Este ano, o Brasil ganhou Leão de Ouro e Prata com os cases “SkankPlay” e “Paz Social”, respectivamente.
Desenvolvido pelo coletivo DonTryThis, o “SkankPlay” trata-se de um projeto em que os fãs da banda mineira e internautas em geral produziram videoclipes colaborativos em que podiam tocar ou representar virtualmente com os integrantes do Skank na música “De Repente”. Assim, ao entrar no site o usuário tem acesso a seis vídeos diferentes, com cada membro da banda tocando a sua parte da canção separadamente, mas eles são sincronizados e mixados formando diferentes versões da música. Essa nova plataforma interativa gerou tanto buzz na rede que chegou a 30 mil videoclipes diferentes.
Já “Paz Social” é case da agência FSB para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo era, por meio das redes sociais, colocar o governador do Rio e os comandantes das polícias militar e civil em contato com a população para explicar a operação de ocupação no Complexo do Alemão. Dessa forma, foi possível tranquilizar as pessoas sobre o trabalho das autoridades naquele momento de tensão nacional e reaver a forte reação negativa que tomava a rede, principalmente de formadores de opinião.
Apesar do orgulho em ser Relações Públicas, em ser brasileira e ter esses dois ótimos cases vencedores e representando o País maravilhosamente bem lá fora, concordo com a opinião do Ronald Mincheff, da Edelman, que também nos representou no Festival de Cannes como jurado:
As agências de RP ainda não estão “ligadas” mesmo neste evento e em sua importância. O mercado publicitário sabe, muito em função da tradição e de ter sido criado para esses profissionais, do quão Cannes é vitrine não só para a indústria de comunicação, mas para a profissão, para o país, a agência e anunciantes (o cliente).
Como Mincheff comentou, acredito que há muito mais cases de outras áreas das Relações Públicas que são ótimos e que também podem “fazer bonito” lá fora, cases que tem RP em sua essência, como gerenciamento de crises, comunicação corporativa e por aí vai.
Então, espero que nas próximas edições em Cannes, a gente possa ver mais RP por lá, mais trabalhos incríveis na nossa profissão e, se Deus quiser, mais uma vez a gente no ponto alto do pódio: Brasil com ouro e prata \o/
E você, acompanhou o Festival Internacional de Criatividade de Cannes? Conferiu mais de perto os cases em PR Lions? Acha que temos mais para oferecer ao mercado em Relações Públicas mundial? O debate já começou! Conta pra gente 😉
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