• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Cannes Lions: tem espaço para RP aí?

Cannes Lions: tem espaço para RP aí?

Redação TMPRP by Redação TMPRP
21 de junho de 2016
in Opinião
4
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Para quem não sabe, o Festival de Cannes é o principal evento de comunicação, propaganda e marketing do mundo. É no mês de junho, em meio à Riviera Francesa, que o mercado para e confere os melhores cases e campanhas das agências de todo o globo.

Depois de 58 edições, a partir deste ano, o evento deixou de ser nomeado “de Publicidade” para “de Criatividade”. Ou seja, Cannes agora não se resume a propaganda, mas seu foco, independente da atividade (publicidade, marketing e/ou Relações Públicas) é a criatividade, a novidade, a inovação!


Já que o festival é de todo o mercado, há três anos, uma nova categoria entrou em cena “PR Lions” – Sim, uma categoria para nós, Relações Públicas!!! Este ano, o Brasil ganhou Leão de Ouro e Prata com os cases “SkankPlay” e “Paz Social”, respectivamente.

Desenvolvido pelo coletivo DonTryThis, o “SkankPlay” trata-se de um projeto em que os fãs da banda mineira e internautas em geral produziram videoclipes colaborativos em que podiam tocar ou representar virtualmente com os integrantes do Skank na música “De Repente”. Assim, ao entrar no site o usuário tem acesso a seis vídeos diferentes, com cada membro da banda tocando a sua parte da canção separadamente, mas eles são sincronizados e mixados formando diferentes versões da música. Essa nova plataforma interativa gerou tanto buzz na rede que chegou a 30 mil videoclipes diferentes.

Já “Paz Social” é case da agência FSB para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo era, por meio das redes sociais, colocar o governador do Rio e os comandantes das polícias militar e civil em contato com a população para explicar a operação de ocupação no Complexo do Alemão.  Dessa forma, foi possível tranquilizar as pessoas sobre o trabalho das autoridades naquele momento de tensão nacional e reaver a forte reação negativa que tomava a rede, principalmente de formadores de opinião.

Apesar do orgulho em ser Relações Públicas, em ser brasileira e ter esses dois ótimos cases vencedores e representando o País maravilhosamente bem lá fora, concordo com a opinião do Ronald Mincheff, da Edelman, que também nos representou no Festival de Cannes como jurado:

 

As agências de RP ainda não estão “ligadas” mesmo neste evento e em sua importância. O mercado publicitário sabe, muito em função da tradição e de ter sido criado para esses profissionais, do quão Cannes é vitrine não só para a indústria de comunicação, mas para a profissão, para o país, a agência e anunciantes (o cliente).

Como Mincheff comentou, acredito que há muito mais cases de outras áreas das Relações Públicas que são ótimos e que também podem “fazer bonito” lá fora, cases que tem RP em sua essência, como gerenciamento de crises, comunicação corporativa e por aí vai.

Então, espero que nas próximas edições em Cannes, a gente possa ver mais RP por lá, mais trabalhos incríveis na nossa profissão e, se Deus quiser, mais uma vez a gente no ponto alto do pódio: Brasil com ouro e prata \o/

E você, acompanhou o Festival Internacional de Criatividade de Cannes? Conferiu mais de perto os cases em PR Lions? Acha que temos mais para oferecer ao mercado em Relações Públicas mundial? O debate já começou! Conta pra gente 😉

 

Tags: Cannes LionsFestival de CannesRelações PúblicasRP
Previous Post

Profissão Comunicólogo

Next Post

Afinal, o que você quer comunicar?

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post
Afinal, o que você quer comunicar?

Afinal, o que você quer comunicar?

O que faz o Gerenciamento de Crise?

O que faz o Gerenciamento de Crise?

A história e a memória recriando narrativas na Comunicação Organizacional

A história e a memória recriando narrativas na Comunicação Organizacional

Comments 4

  1. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Os melhores posts de relações públicas
  2. Pingback: Caboré: tem espaço para RP aí? | Blog Relações
  3. Pingback: PR Lions 2012: podemos comemorar? | Blog Relações
  4. Pingback: [Especial Cannes] Um Case nasce de uma ideia | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.