Hoje acontece uma das premiações mais importantes da indústria da comunicação: o Caboré! Para quem ainda não ouviu falar, o prêmio tem foco no mercado publicitário e é conhecido como o “Oscar” da publicidade brasileira. Instituído em 1980 pelo Meio&Mensagem, jornal que cobre o trade de comunicação (se nunca leu, compre e leia #recomendo), conta com três indicados em cada uma das 13 categorias e o vencedor é eleito pelos assinantes da publicação. A festa de entrega das famosas Corujas, símbolo do evento que também está presente nas estatuetas, é realizada em 5 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, e reúne os principais e mais importantes líderes da indústria da comunicação.
Mesmo a publicidade sendo o alvo do evento, o Caboré tem o objetivo de premiar os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da comunicação no Brasil e, entre suas categorias, há profissionais de marketing, anunciantes, serviços especializados, produção e profissionais de veículos que não são necessariamente formados em publicidade. E vocês prestaram atenção na última informação do parágrafo acima? “Reúne os principais e mais importantes líderes da indústria da comunicação“, logo, há muitas outras disciplinas em comunicação, além da propaganda não é?
Aonde quero chegar com tudo isso? Já contei aqui no post “Cannes Lions: tem espaço para RP aí?” sobre esse outro evento mundialmente conhecido que também tinha foco em publicidade e hoje já enxerga que a comunicação extrapola essa atividade e que integra outras áreas, tornando a CRIATIVIDADE o “x” da questão. Assim, o Festival de Cannes criou uma categoria de RP, como parte desse novo olhar e posicionamento sobre a comunicação.
Aonde quero chegar com tudo isso – parte 2? Se por vezes reclamamos que os festivais e premiações internacionais, com ou sem categoria de Relações Públicas, ainda não entendem bem nossa profissão e que temos que valorizá-la por meio de trabalhos e profissionais realmente atuantes na área, por que não começar internamente? O Meio&Mensagem já vem abordando mais a nossa atividade com matérias, artigos, cobertura de eventos…então, por que não abrir uma categoria de RP? Profissional e/ou agência de PR (como o mercado publicitário costuma nos chamar)?
Você pode me falar ainda “mas a gente tem o POP, Prêmio Aberje e tantos outros regionais”. Ok, mas entro aí em outra questão: se queremos que os demais profissionais de comunicação enxerguem nosso trabalho, entendam e valorizem, vamos continuar com premiações “nichadas” e nos comunicando apenas de RP’s para RP’s? Celebrando apenas de RP’s para RP’s? I don’t think so…
Então, com tudo isso, queria levantar essa bandeira: que o Caboré um dia passar nos incluir na premiação para mostrarmos também nossas campanhas e ações! Afinal, todos nós trabalhamos juntos para nossos clientes (ou anunciantes, como queira chamar) e a comunicação deve ser integrada para potencializar ainda mais nossos resultados! Isso já acontece na prática, no dia a dia, por que não também na hora de celebrar boas ideias? ;D
E você? O que acha? Vamos abraçar essa causa? Espero seu comentário!