• Início
  • Autores
  • Expediente
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

A massa do bem*

Marcia Ceschini by Marcia Ceschini
21 de agosto de 2016
in Opinião
0
A massa do bem*
26
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

A comunicação não informa ou comunica fatos somente,  ela pode também transformar vidas. Foi o que aconteceu com um trabalho para a disciplina de relações com os consumidores, que depois virou um projeto extracurricular dos alunos de Relações Públicas, da Metrocamp, em Campinas.

Em 2006, a turma de Relações Públicas, encabeçada e baseada na ideia do seu líder Rubens Gualdieri, desenvolveu um projeto comunitário que acabou se tornando premiado pela 3M, a Massa do Bem. O projeto testado inicialmente com uma rotisseria, desenvolveu uma cumbuca de massa de farinha, que possibilitou ser possível, por experiências, enchê-lo com sopa e depois de usado como recipiente, ser comido como se come a casquinha do sorvete, por moradores de ruas, em albergues e instituições assistenciais.

Na verdade, a casquinha de sorvete foi a inspiração e motivo de prêmio para o grupo do futuro RP na época, o jovem estudante Rubens Gualdieri. Num mesmo momento surgiu a oportunidade e eles inscreveram o projeto na premiação “ I Prêmio 3 M de jornalismo” e ficaram em 1º lugar.

A partir dai, o Instituto 3M de inovação social, em parceria com o ITAL –  Instituto de Tecnologia e Alimentação – em Campinas, aprimorou a ideia, trabalhando no que denominaram de tecnologia social, chegando a participar da Mostra de Tecnologia Sustentável do Instituto Ethos.

Até hoje o Emsopão (trocadalho de Em Sopão ou, na sopa), como foi chamado, tem alimentado os necessitados de Campinas e de outras cidades, e contribuído para a sustentabilidade, já que não gera resíduo algum.
Sem dúvida, um projeto de comunicação e sustentabilidade que eu tenho orgulho de saber que foi criado por alunos de Relações Públicas. Parabéns pela ideia.

Marcia Ceschini

*O texto é baseado em informações que o Rubens me contou durante nosso encontro no #circuito4x1. Tá vendo como é fácil se inspirar e se informar, quando o nosso foco é mesmo comunicação?
Rubens chegou a mandar uma sinopse para o TEDxESPM (que acontecerá dia 29 de setembro) para ver se seria selecionado como tema de alguma fala, mas infelizmente não foi escolhido.

http://vimeo.com/28663969

A imagem ilustrativa é do jornal A Cidade

Tags: destaque
Previous Post

Da Universidade ao Mercado de Trabalho

Next Post

Atendimento humano na era das máquinas

Next Post
Atendimento humano na era das máquinas

Atendimento humano na era das máquinas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Agenda
  • Cannes Lions
  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • RP Week
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.