• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Experiência de marca: o que as RP têm a ver com isso e o que tudo isso tem a ver com mídias sociais?

Experiência de marca: o que as RP têm a ver com isso e o que tudo isso tem a ver com mídias sociais?

Carol Terra by Carol Terra
1 de setembro de 2021
in Opinião
1
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Estou passando uma temporada em Londres para estudos e reflexões e pude ter aqui contato com diversas experiências de marca. Resolvi colocar isso num post. Embora não seja o tema principal/central da minha coluna, creio que valha o link.

Estava passeando em Covent Garden, um bairro muito animado e bonito aqui de Londres, quando me deparei com uma loja de praticamente quatro andares da marca de chocolates M&M. O que isso tem demais? Na verdade, TUDO! Imaginem vocês uma loja com absolutamente tudo sobre a marca: camisetas, chaveiros, imãs de geladeira, pijamas, brinquedos, bonecos gigantes, almofadas, pratos, canecas e os mais diversos souvenirs. Isso sem mencionar uma parte em que você pode se servir dos M&Ms, escolhendo-os pela cor ou pelo tipo (amendoim ou convencionais). Além disso, essa megastore do chocolate ainda trazia elementos da cultura local como a bandeira da Inglaterra, personagens típicos no formato dos M&Ms, como a tradicional guarda britânica ou os ônibus vermelhos de dois andares, marcas registradas por aqui.

Fiquei pensando: por que uma marca de confeitos de chocolate resolveu lançar mão de toda essa parafernália? Exatamente porque querem oferecer aos seus clientes e fãs uma EXPERIÊNCIA ÚNICA COM A MARCA.



Outras marcas – como a Ferrari em Milão ou a Heineken, em Amsterdam, por exemplo – já perceberam o potencial que o brand experience traz: o local torna-se um ponto de visitação, a possibilidade de efetivar compras cresce ainda mais e, como eu disse anteriormente, o cliente/fã tem a possibilidade de ter um contato distinto e único com a marca, algo que ele não teria em um ponto de venda tradicional.

E o que brand experience tem a ver com RP? TUDO! Nós, profissionais de comunicação, temos a chance de oferecer ao público um verdadeiro relacionamento com a marca, abrimos um canal de diálogo incrível e acabamos tornando a marca objeto de desejo.

E como encaixamos mídias sociais nesse contexto? Aí é que eu vejo um dos grandes desafios e oportunidades: por meio dos perfis oficiais das marcas que cuidamos, temos a chance de oferecer experiências únicas de relacionamento e prestar serviço aos nossos públicos de interesse. Que tipo de brand experience podemos oferecer a partir do perfil do Twitter de uma padaria, por exemplo? Além de falar dos processos de produção (transparência), avisar quando determinados itens estão prontos (como que horas saem os pães, tortas e doces!), realizar atendimentos e tirar dúvidas (CRM), podemos oferecer descontos exclusivos para os seguidores (marketing), brindes e ações promocionais (marketing), abrir canais de diálogo (RP) e ainda ampliar o contato com a marca (comunicação como um todo). Acredito que embora não estejamos falando do conceito estrito de brand experience, temos uma imensa chance de cativar o nosso consumidor com experiências únicas de marca também pelas mídias sociais.

Tags: destaquemídias sociais
Previous Post

Os ganhadores dos presentes

Next Post

Comunicaçao Interna na “Era dos Jetsons”

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
Comunicaçao Interna na “Era dos Jetsons”

Comunicaçao Interna na "Era dos Jetsons"

Sim, identidade

Sim, identidade

Miss Universo + cerimonial & protocolo = casamento de luxo!

Miss Universo + cerimonial & protocolo = casamento de luxo!

Comments 1

  1. Pingback: Mídias sociais versus tradicionais? | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.