Foi no dia 12/set de 2011 a 60ª edição do miss universo, realizada pela 1ª vez em solo brasileiro, no Credicard Hall (SP), e que também de forma inédita elegeu uma angolana, a mulher mais bonita do universo. Agora vocês podem perguntar, mas no que o tema cerimonial & protocolo se relaciona com tudo isso?
Confesso que me coloquei frente a um grande desafio; não sou especialista em moda, universo feminino e, muito menos, em organizações desde tipo de evento. Espero, portanto não desapontar os leitores da coluna e do #blogrelacoes, nem aos que esperam comentários e avaliações sobre os trajes e candidatas (apesar de ter achado injustiça o 3º lugar para brasileira. rs).
O cerimonial & protocolo entra justamente em todos os detalhes e ritos das etapas de organização deste grande evento internacional. Realmente não deve ser nada fácil para os organizadores! A seguir algumas curiosidades e comentários:
Etapas do concurso: No Brasil, a mulher que deseja ser miss universo deve primeiro ser eleita por um concurso de beleza em sua cidade. Se isso acontecer, o município que ela representa a indica para a competição do Estado correspondente. Vencida a etapa estadual, tem início a nacional. A mulher considerada a mais bonita e elegante do país segue então para o concurso internacional, o Miss Universo.
Nem todos os países seguem esta sequência por acharem o método ultrapassado, como a Austrália que escolhe suas candidatas por seleções indicadas por várias agências do país. Outros países como a Argélia, não participam do concurso devido aos desfiles em trajes de banho.
Outras curiosidades:
- É a mais importante competição internacional de beleza feminina (ocorre desde 1926).
- É promovida pela Miss Universe Organization, de propriedade do empresário Donald Trump, A Miss Universo vigente passa o ano de seu reinado hospedada em Nova York em um apartamento da Trump Tower. Pela fama de Trump em grandes empreendimentos e projetos, a busca por excelência na cerimônia é ainda maior, o que ficou claro durante o concurso, que não teve quebras ou falhas graves no protocolo.
- Não é permitida a participação de mulheres casadas, com filhos ou grávidas, transsexuais e menores de 18 e maiores de 28 anos. Além disso, só se pode participar do concurso uma única vez.
- Existe um juramento pronunciado pelas participantes: “Nós, as jovens do universo, acreditamos que as pessoas de todos os lugares buscam a paz, a tolerância e o entendimento mútuo. Nós prometemos difundir esta mensagem de todas as maneiras que pudermos, em todos os lugares que formos”.
- De todos os principais concursos de beleza do mundo, o Miss Universo é o que tem a taxa de franquia mais cara, impede que países pobres participem, por isso o destaque à nova miss angolana.
- Várias figuras da TV norte-americana já passaram pelo posto de mestre-de-cerimônias. O que ficou mais tempo nessa função foi Bob Barker (21 anos), que decidiu abandonar o posto por não conseguir da Organização a proibição da inclusão de casacos de pele como parte dos prêmios da vencedora.
Considerações:
Para mim, o “reinado” de uma miss é muito parecido com os reality shows, você lembra dos participantes durante o programa, mas após o término são esquecidos pois logo surgem outras edições. Poucas seguem nesta carreira de filantropia, em sua maioria, migrando para a carreira artística.
E qual o verdadeiro papel da mulher mais bonita do mundo? A vencedora que recebe um ano de contrato com a Miss Universe Organization, prêmio em dinheiro, jóias e roupas, passa seu “reinado” viajando pelo mundo levando a mensagem de controle de doenças, paz e cuidados com a AIDS.
Compartilho com vocês um vídeo narrado pela diretora-presidente do concurso, Paula Shugart sobre a organização da última edição realizada aqui no Brasil:
É importante perceber que independente da flexibilidade do concurso que ocorre anualmente em países e culturas diferentes, com o passar o tempo os protocolos e ritos permanecem inalterados; seleções, juramentos, desfiles, apresentações, questionamentos e coroações, mantém a tradição e o glamour do evento, garantindo a maior audiência internacional de cerca de 1 bilhão de telespectadores em mais de 180 países ao redor do planeta. É um verdadeiro casamento de luxo entre a tradição dos protocolos e as atrações promovidas pelo evento.
Reconhecer, criticar e entender a grandeza dos eventos, além de aprender um pouco mais sobre as etapas e procedimentos do miss universo, das candidatas que passam boa parte de suas vidas se preparando para este momento, tornam cada vez mais naturais certas regras e protocolos no dia-a-dia de quem lida com temas protocolares. A convivência com o tema e a busca constante por informações na área enriquecem nossas experiências e facilitam tomadas de decisões diante de qualquer dificuldade. #ficadica
Sites de consulta: missuniverse.com | wikipedia | youtube |revista quem.globo.com
Adorei, Fábio! Como sempre, seus posts enriquecem muito meu aprendizado constante.
Abraço!
Obrigado Priscila! Muito bom saber que os textos atendem suas expectativas.
Abraços!
Fabio, parabéns pelo texto! Achei leve e claro, além de bem informativo.
O vídeo é muito bom também e dá pra pegar alguns detalhes dos ensaios, o que mostra, ainda mais, a importância do cerimonial e da organização pra realização de um grande evento.
Parabéns.. Abraços…
Obrigado Luiz! O Cerimonial & Protocolo está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos, esta é a ideia que tento passar aqui no @blogrelações. Espero seus comentários nos próximos posts!
Abraço!
Fábio, quero publicar esse teu artigo no Plena Mulher. Posso?
Claro Ana! Desculpe não ter respondido antes. Faça bom uso, para mim será uma honra!
Grande Fábio!! Parabéns. Aprendi muito aqui em seu texto. Abraço.
Obrigado Flávio!