Bola Cheia ou Bola Murcha para os profissionais da área?
Para quem acompanha as novelas da Rede Globo, sabe que é tradição a emissora inventar moda e causar polêmicas. Com seus personagens que incorporam profissões de mercado de forma pejorativa não seria diferente; a última novela das 9 horas, “Passione”, promoveu, por exemplo, o personagem Fred, (interpretado pelo ator Reinaldo Gianecchini) a Relações Públicas de uma grande empresa, sem a necessidade de uma formação acadêmica, apenas por ele ser “um cara boa pinta!”, o tema repercutiu negativamente entre os profissionais, inclusive muito debatido aqui no #blogrelacoes.
Na semana passada, ao assistir um capítulo da nova novela, “Fina Estampa” relembrei o episódio. Após demitir mais um cerimonialista que “não organizava as festas como deveria”, a personagem Tereza Cristina (Christiane Torloni) decide seguir o conselho de seu marido e se torna uma cerimonialista.
“Primeiro, eu vou organizar minha própria festa de renovação de votos (…) E como será sucesso avassalador, vou me tornar a cerimonialista mais requisitada desse país!”, diz a perua.
Logo pensei: “Poxa, será que divulgar a profissão de cerimonialista em rede nacional como uma simples organização de evento, sem a necessidade de cursos, apenas baseada na experiência da personagem em organizar festas badaladas será bem visto pelos meus colegas de profissão?” A resposta não apareceu em nenhuma pesquisa, e daí lhes pergunto: Foi Bola cheia ou Bola Murcha para nós?
Não precisamos conceituar tudo o que um cerimonialista faz, uma simples busca no wikipedia informa:
- Cabe ao profissional a responsabilidade de cuidar de todo o deslocamento, chegada, movimentação e atos da autoridade ou empresário durante a realização da cerimônia.
- Tem amplo conhecimento em formação de mesa, ordem de precedência, colocação de bandeiras, regras de cerimonial e protocolo, além de aplicar a etiqueta de cada cultura nas cerimônias.
Senti certo descrédito ao ouvir tantas vezes em um só capítulo a palavra cerimonialista. Ainda mais saindo da boca de uma personagem perua, que tem dois cachorros chamados “Doce e Cabana.”
Infelizmente os profissionais cerimonialistas não possuem um conselho representativo como o de RP para defender a profissão (como aconteceu nos capítulos posteriores a forte repercussão da novela Passione com o personagem Fred, que não permaneceu no cargo de RP). Cabe a nós profissionais defender o nosso espaço. Para mim, foi bola murcha mais uma vez para Rede Globo!
Fontes: Rede Globo | Wikipedia | Portal do Cerimonialista
Fotos: Reprodução
Fabio adorei seu texto é muito bom como sempre… rs
E você tem toda razão se nós que somos profissionais da area não falarmos nada… como será daqui um tempo qq um pode ser e fazer o que bem entender?! (o que infelizmente já acontece um pouco)
Também acho que foi bola mucha pra Rede Globo.
saudades de vc!
bjuu
Olha só quem apareceu por aqui! Que legal Manaia que gostou do texto. Tb estou com saudades! Quanto ao texto, na hora que vi na novela não acreditei que mais uma vez isso estava se repetindo… E no final a cerimonialista foi um fiasco, nem para dar certo a organização…rsrs
Obrigado por comentar! bjs
Cada vez que vejo uma coisa dessas, tenho vergonha da Globo e de como ela aborda a nossa atividade. Já não é a primeira, nem a segunda vez. Acho que cabe uma denúncia ao Conferp, Fábio, tenho a certeza de que ao menos uma notificação, eles fazem à emissora! Abraços, @carolterra.
Boa Carol, acho que farei isso, estou esperando mais apoios e como proceder…
Obrigado!
Abs
Fabio, gostei muito do teu texto… é mais uma bola fora da Globo!
Ser cerimonialista não é fácil, precisa ter, além de experiência, uma considerável bagagem de cursos!
E a conscientização do público em geral em relação a estas profissões, onde fica?
Abraços!
Não fica, aí que está… no caso dos cerimonialistas a questão é pior pois não é regulamentada, como a de RP, isso significa que qqer um, até a Tereza Cristina pode usar o nome, mas SER uma cerimonialista JAMAIS!
Sabemos que realmente são muuuito mais detalhes para organização de um cerimonialista do que a novela mostra para o Brasil.
Obrigado pela participação!
Abs
Oi Fábio, sabe que sou sua leitora de carteirinha. Sua abordagem está de parabéns e precisamos sim discutir e estar atentos a forma como as profissões são abordadas na televisão. É por essas e por outras que todo mundo que tem "jeito para coisa" ocupa uma boa fatia do mercado. Como já te disse, no momento estou investindo na minha empresa de eventos e cerimonial, escuto muitas histórias de pessoas que contrataram alguém para ser o cerimonialista e tiveram muitas decepções. Eventos, cerimonial, se não tiver jogo de cintura e planejamento para imprevistos não tem jeito de corrigir ou pedir desculpas. Ou é um sucesso ou é um fracasso. São eventos únicos que não tem como repetir, fazer de novo…
Eu sei e conto sempre com seus ótimos comentários por aqui! Pois é, quando tudo está perfeito durante uma cerimônia, todos pensam "deve ser fácil", "qualquer um faz", mas não é bem assim como você disse.
Isso piora ainda mais em eventos políticos, recebemos feedback tanto dos ouvintes (população) que pode entender ou não um erro e tb dos políticos(clientes), e aí sim o jogo de cintura tem que aparecer para não dar nada errado.
Obrigado e como sempre, espero os próximos comentários!
Abs
Não sei o que esta acontecendo com a globo, mas fora esses dois casos que foram citados (Fred e Tereza cristina), tem a ultima novela tambem- Insensato Coração- que a personagem Eunice, era uma interesseira e mal carater que queria apenas fazer parte da 'elite' . Acho isso muito prejudicial à nossa profissão que já não é tão reconhecida e valorizada, e todos sabemos que o canal influencia muito na formação de opinião das pessoas.
Eu lembro da Eunice… Mas acho que ela não chegou assumir nenhuma profissão de fato certo? Eu não tenho claro o que uma socialite faz, mas colocaria a Tereza Cristina nessa área, pois como cerimonialista não dá né Rede Globo!?
Obrigado Vanessa!
Abs
É, o problema é que nem todos sabem diferenciar Cerimonialistas, Relações Públicas ou Socialite. E o que mais me incomoda é o porquê todos esses tres casos são de personagens com carater duvidoso?
É verdade Vanessa, vou aproveitar sua dúvida e explicar um pouco mais por aqui.
Cerimonial e as Relações Públicas estão bem próximos, é como o Rodrigo Cogo explicou muito bem no debate que está rolando no facebook, todo relações públicas tem capacidade e conteúddo para ser cerimonialista, mas nem todo cerimonialista é relações públicas.
A profissão de cerimonialista está em andamento para aprovação na Câmara dos Deputados para ser regulamentada. o que existe é o CNCP – entidade sem fins lucrativos com sede em Brasília/DF, que tem por finalidade congregar e estimular a colaboração, apoio, participação e a integração de todos os profissionais da área de Cerimonial que exercem função junto aos órgãos públicos, entidades e empresas públicas e privadas de todo o país. "
A finalidade não é de regular ou fiscalizar, infelizmente.
Fabio, PARABÉNS!
A abordagem está ótima e a redação DEZ, nota DEZ!
Não assisto novelas, e na verdade, já há uns cinco anos não assisto canais abertos, mas fico sabendo dessas notícias pelos comentários dos outros. Neste caso específico, pelo que entendi, a tal Teresa Cristina acabou não obtendo sucesso na empreitada. Pelo menos isso! Uma forma de remendarem a situação seria, no decorrer da novela, citarem por meio da fala da própria personagem, a conscientização da necessidade de conhecimento e especialização na área para poder atuar profissionalmente.
E, cá entre nós, fiquei pensando com meus botões qual é a diferença entre cerimonialista e organizador de eventos? Como esse é o teu métier, peço humildemente que me expliques. Não sou obrigada a saber tudo de tudo, não é? rsrs
Beijo.
Ana, obrigado pelo elogio! Estou no meu post #6, quem sabe um dia eu chego perto da qualidade e informação dos textos dos meus colegas aqui do @Blogrelações…rs
Sobre as sua dúvida, muitas vezes é o RP que contrata um cerimonialista. "O cerimonialista não é o responsável pelo evento, ao Organizador de Eventos (Bacharel em Relações Públicas ou Turismo com ênfase no setor) cabe a responsabilidade de cuidar da contratação do cerimonialista, de todo o deslocamento, chegada, movimentação e atos da autoridade ou empresário durante a realização da cerimônia. cabe ao cerimonialista então, todo o roteiro da cerimônia oficial ou não, onde estabelece todos os passos, cronometricamente calculados, com diversos tipos de eventos."
Espero ter respondido tua dúvida! Já viu a polêmica deste tema que foi gerada no grupo de RP no face? bjs
Fabio, parabéns pelo texto!
Assim como a Vanessa, o post me fez lembrar da Eunice, que foi mais uma bola fora da Globo.
A pergunta que fica é: porque sempre o "profissional de comunicação" nas novelas é o mau caráter? Quando é publicitário, a maioria das pessoas tem essa mentalidade (e até alguns colegas da profissão ajudam a continuar com essa visão, né?).
O que me deixa tranquilo é que a nova geração de RPs, como vocês aqui do #blogrelações, tem trabalhado muito para que a profissão cresça ainda mais, e tenho certeza que falta muito pouco pra que todas (todas mesmo) as empresas dêem valor devido à profissão.
Parabéns por mais este post e aguardo o próximo!
Abraços…