Primeiro quero desejar um 2012 excelente a todos que nos acompanham aqui no #BlogRelacoes e para as mídias sociais também. Acredito que será um ano de consolidação e de muitas oportunidades. Vamos ao post!
Não tenho a pretensão de ser ou me tornar uma guru da área, nem quero profetizar feitos para o ano que se inicia. O intuito desse post é apenas reunir tendências que tenho observado no mundo das RP e das Mídias Sociais, em especial, sob minha visão. As tendências também não obedecem a nenhuma ordem específica.
- Comunicação móvel: a cada dia mais assistimos os smartphones tomando conta das ruas e das mãos das pessoas. E com a internet móvel mais acessível ao bolso, a tendência das pessoas é se comunicarem com marcas e descreverem suas experiências com as empresas e compartilharem tudo isso via mídias sociais. Trata-se de algo irreversível! Não tem site na versão mobile? Trate de pensar a respeito!
- ROI: retorno sobre investimento sempre foi e sempre será a moeda de entendimento entre administradores, investidores e áreas de comunicação e marketing. Caso ainda sua organização não saiba como provar por A + B que as mídias sociais são rentáveis, ainda que em termos de imagem, reputação, esqueça…a tendência é que a empresa corte gastos aí. Para isso, é preciso pensar no quanto as mídias sociais economizam no atendimento ou no quanto de retorno de imagem, elas trazem, quantos usuários são convertidos em clientes ou em embaixadores da marca e por aí vai.
- Atendimento via mídias sociais: nos EUA, a tendência é de relacionamento via mídias sociais, as organizações não estão preocupadas somente em disseminar informações promocionais ou institucionais, mas também estão atendendo seus consumidores nos canais em que estes querem ser atendidos, seja isso no on ou offline. A tendência é de que isso venha a ocorrer por aqui também. Algumas empresas nacionais já acordaram para isso e vêm melhorando sua imagem e experiência junto aos seus clientes.
- Relacionamento com usuários-mídia: mapear os principais influenciadores online, convencê-los, dialogar com eles e por fim, transformá-los em embaixadores da marca é o sonho de consumo de qualquer organização. Acredito que as organizações devam conversar e dialogar com quem quer que seja, mas um trabalho específico com esses formadores de opinião online pula muitas etapas da comunicação nas mídias sociais.
- Geolocalização: aí, voltamos para a tendência número um! Com a popularização dos smartphones e da internet móvel, as pessoas buscam empreendimentos via celular, restaurantes, compras ou simplesmente compartilham com os amigos onde estão e as impressões que têm a respeito de determinado lugar. O que isso tem demais? As pessoas compartilham experiências sobre lugares, estabelecimentos, marcas e essas informações estão disponíveis gratuitamente sobre as organizações. Infelizmente, não lembro onde li a seguinte frase, mas ela bem resume essa tendência: conexão ubíqua, instantânea e social.
E você, que tendências acresceria aqui? Aguardo comentários!
Muito bom seu texto, Carol. O grande exercício proposto (ou praticamente imposto…) pela dinâmica das redes sociais digitais no mundo das organizações – e não só nas suas comunicações – vai continuar sendo tendência por muito tempo: considerar a multiplicidade de opiniões de públicos diversos para tomar decisões, e interagir com estas opiniões em fóruns públicos e abertos. É uma mudança muito grande do que se tem feito até hoje, pensando ai em direitos autorais, sigilo industrial, centralidade de poder, uso de conhecimento especializado…
Rodrigo, é muito bom ver um comentário seu por aqui: pela sua capacidade reflexiva evidente e pela honra de tê-lo como parceiro aqui! Sem dúvidas, considerar a pluralidade de vozes é fundamental para o sucesso de uma organização nos dias de hoje. E viva as Relações Públicas e a Comunicação Organizacional que têm plena capacidade de cuidar dessa multiplicidade de sujeitos que uma organização deve enfrentar. abs, @carolterra.
Carol,
acho que temos muito mesmo o que evoluir nestes pontos que colocou. Me interesso principalmente pelo relacionamento com usuários-mídia.
Alguns dos outros, como geolocalização e a comunicação móvel já são realidade, e claro vão se consolidar ainda mais com o PNBL, leilões de novas frequências de celular, Nextel colocando em uso suas frequencias adquiridas em 2011… muita coisa. Acho que o mercado de celular vai balançar e, com ele, o de aparelhos, aplicativos… uma coisa puxa a outra.
Acho que poderemos ver também um grande movimento em torno do uso das redes, por parte dos próprios usuários. Acho que está nascendo uma "polarização", fatalmente acho que veremos fortes embates sobre "etiqueta" nas redes e limite de uso das mesmas, o que acha?
bjs
Pedro Prochno
@prochno blogrp.todomundorp.com.br
Pedro, vc tem toda razão! Há tendências que são realidade e que vão continuar "pegando" e há outras em que precisamos ou iremos evoluir ainda aqui no Brasil! E sobre etiqueta, quer mais problemas do que as organizações já estão tendo com isso? Quando não são elas a errarem, são seus funcionários que pecam. O profissional de comunicação será cada vez mais fundamental nisso! E abre-se um super nicho de atuação pra gente! Estamos de olho! Beijos, @carolterra.
É verdade Carol, mas acho que esse problema de etiqueta vai começar a rodar entre usuários… PF<—>PF….. esses selos, figurinhas, acho que isso ainda vai nos ensinar coisas 🙂
Que coincidência!!! Acabei de postar no meu blog um texto sobre as tendências de marketing e comunicação para 2012 e futuro. A minha abordagem foi mais ampla, pois também cobri um pouco a área de marketing.
Concordo com todos os pontos da Carol. Os desafios são enormes para as empresas, e poucas parecem ter o preparo e a ousadia para enfrentá-los e tomar a liderança de mercado.
Enfim, vivemos momentos de grandes transformações e é muito legal estar no olho do furacão.
Bjs e abraços. Mauro. http://www.aquintaonda.blogspot.com
É, Mauro, com certeza, o tsunami, como vc pontuou no seu texto, está aí e só se salva quem souber lidar com essa avalanche. Curadoria de informação parece ser o caminho, como você também disse em seu post! Vamos que vamos, há muito o que aprender e a descobrir! Beijos, @carolterra.
Parabéns Carol Belo post____Realmente esta tendência que ja é realidade é de grande importância para as Organizações, pois além da economia com pesquisa de atendimento serve para disseminar sua marca, agregando valor a ela e gerando maior confiança entre os clientes (quando merecedores…). E aqueles que ainda não aderiram aos smartphones, redes sociais e afins (por qualquer motivo que seja) podem sofrer algum tipo de bullying por parte da sociedade antenada! ____Beijo__Lucas Reis
Lucas, ou aceitamos essa nova realidade ou, definitivamente, estamos negligenciando tudo isso e perdendo muito! É hora de se conectar e se ligar em tudo! 🙂 Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos, @carolterra.
Muito bom Carol, meu desafio em ambiente público é mostrar o quão importante é ocupar os espaços nas redes sociais, afinal se você não preenche esses espaços e conversa com seu público, alguém fará isso para você, ai vemos os casos de perfis fakes.
Ainda bem que hoje já existem diversas métricas, estudos e programas como google analytics que podem ajudar no ROI, pois faltamente, concordando na íntegra com você, a área de mídias sociais não será vista como estratégica, só não entendo como eles (políticos) ainda não perceberam que o investimento é tão baixo para um retorno tão positivo quanto existe um planejamento bem estruturado. Parabéns pelo post!