Em março tivemos posts muito legais aqui no #Blogrelacoes. Pra mim foi um dos meses mais interessantes até agora! Isso, claro, se refletiu no número de acessos que tivemos no blog; O mais altos desde o lançamento.
Passamos também a divulgar matérias interessantes, eventos, dicas de leitura e pós-graduação. Tudo para ajudar você, leitor, a ficar ainda mais por dentro do que acontece de melhor no mundo das Relações Públicas.
Para começar este meu texto vou sugerir a leitura do post da Ana Manssour que foi ao ar no dia 19/03 aqui no #Blogrelacoes. Ele aborda “o que é Relações Públicas e o que fazem os RPs“. É uma bíblia pra nós e para nos ajudar a replicar este conhecimento para quem possa interessar. Na segunda parte do texto, a Ana destaca algumas “funções” das RPs que, para mim, reforçam ainda mais a necessidade de pensarmos cada vez mais de maneira integrada todas as áreas da comunicação (passo básico) e destas com as demais áreas da organização.
Do todo eu destaco os tópicos “Análise de cenários e mercados”, “Pesquisa de necessidades e expectativas” e “Relacionamento”. Os mais interativos, certo?
De tempos em tempos temos casos que aparecem por aí de campanhas que não foram bem planejadas, que tinham um objetivo em uma mídia e acabaram estourando em outro lugar, que simplesmente não decolaram, oportunidades perdidas ou mesmo relações que não vão pra frente.
Para mim tornou-se muito difícil analisar uma campanha de comunicação de forma isolada. Kony 2012, por exemplo é uma excelente peça de comunicação E PONTO! Entretanto ela trouxe à tona outras discussões como a sanidade de seu idealizador, transparência das contas da empresa e onde são empregados os recursos arrecadados, real relevância do próprio Kony, dimensão do impacto, gestão da organização, das Relações com a Imprensa e por aí vai.
Quando penso em Relações Públicas penso necessariamente em gestão, em integração, em “administração”. Precisamos entender profundamente do negócio da empresa para qual estamos trabalhando, saber em que contexto sócio-econômico-cultural ela está inserida, qual a dinâmica do seu mercado. Precisamos, depois, pesquisar pontos cruciais para ter mais detalhamentos sobre com quem estamos lidando, o que pensam, querem, demandam…. Só assim conseguiremos traçar estratégias e ações relevantes e direcionadas para criar relacionamentos sadios e duradouros.
Precisamos, no mínimo, mesmo que isto não seja de nossa responsabilidade, alertar o restante da equipe da qual fazemos parte de riscos que outras áreas da comunicação possam sofrer por determinada ação. Voltando ao Kony, peça de comunicação excelente, Relações com a Imprensa péssima!
Integrar o raciocínio é urgente. Entender que tudo sempre foi e sempre será interdependente é essencial. E aí? Você pensa de forma integrada?