Este post foi escrito por Adélia Caroline Félix. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!
Há quatro anos, os profissionais de marketing, ou melhor, os profissionais de comunicação, acompanharam passo a passo a campanha eleitoral do atual presidente dos EUA, Barack Obama. Obama firmou suas bases ao aderir estratégias inovadoras e eficientes de marketing político em sua campanha presidencial. Ora, utilizando ações e ferramentas de comunicação desbravadoras, as quais atraíram olhares (e eleitores!), ora, através de uma retórica inconfundível, com discursos marcantes e decisivos. Aderiu às doações online, entrou para a era digital, investindo em seu site oficial e cadastrando-se em dezoito sites de relacionamento, de compartilhamento de vídeos e fotos e de publicação de notícias. Fora das mídias digitais, elaborou discursos flexíveis, baixou o tom da voz, abriu espaço para diálogo, mostrou-se humano e falou o que queria ser ouvido pelos eleitores americanos.
Esse ano, o cenário não está sendo diferente. Em ritmo de campanha, o presidente dos EUA declarou, na quarta-feira (9 de junho), que é favorável ao casamento de pessoas do mesmo sexo, afirmando ainda que é a favor de sua legalização. A declaração aconteceu durante uma entrevista à rede de televisão americana BBC, justamente no momento em que o assunto em questão vem sendo constantemente debatido no país. Aparentemente, a conduta do presidente e candidato democrata pareceu ariscada para um período eleitoral e por seu pioneirismo, uma vez que Obama é o primeiro presidente a declarar publicamente apoio ao casamento gay.
Todavia, sabe-se que, assim como todas as ações políticas de Obama, essa declaração teve como aliado um trabalho pensado e planejado de marketing político. As palavras foram muito bem pensadas e o risco planejado. Em pesquisa recente, o jornal The Washington Post sugere que a opinião dos americanos no tema está se modificando: em 2008 apenas 36% apoiavam a legalização do casamento entre gays, contra 52% na pesquisa este ano. Dessa forma, é possível afirmar que Obama tirou uma das cartas mais valiosas da manga, mudou de lado, mudou para o lado da maioria. Obama desencadeou mais um assunto polêmico para fomentar os debates eleitorais futuros e colocou-se um passo a frente dos adversários, já que seu principal concorrente, o pré-candidato Mitt Romney, preferiu conservar seu apoio ao matrimônio entre homens e mulheres, apenas.
Se isso surtirá efeitos positivos no futuro, só vivendo para ver. O fato é que uma boa percepção de marketing político aliado a uma comunicação proativa, capaz de planejar e projetar cenários são fundamentais na composição de uma campanha política. E isso, diante do que sempre foi mostrado, Obama já tem. O resultado: a campanha de Obama arrecadou US$ 1 milhão em apenas 90 minutos depois da declaração do presidente. Para consolidar ainda mais o assunto, a foto postada na página do Twitter não precisou nem mesmo de legenda.
Muitas águas ainda correrão. Mas aí serão as cenas dos próximos capítulos dessa novela que só está começando.
Fontes:
PORTAL R7. Obama tuíta imagem de apoio ao casamento gay. Disponível aqui. Acesso em 09/05/2012.
PORTAL TERRA. Obama arrecada US$ 1 mi em 90 minutos ao apoiar casamento gay. Disponível aqui. Acesso em 09/05/2012.
Adélia Caroline Félix, 22 anos, pós-graduanda em Gestão estratégica em Relações Públicas pela Faculdade Batista Brasileira (Salvador-BA). Formada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas. Fascinada por marketing político e aprendiz das nuances da comunicação política. Lattes
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Mais uma vez Obama sai na frente dos demais por compreender as mudanças da sociedade em que vivemos, tirando proveito político de uma situação delicadíssima no contexto americano. Além disso, ele, como nenhum outro político sabe como utilizar as possibilidades oferecidas pela Web 2.0.
Agora é aguardar como serão as reações nas urnas…
Forte abraço,
Jonatas Oliveira