Faz tempo que defendo que nós, Relações Públicas, precisamos aprender a ser RP! Ficamos andando de lá pra cá achando que não podemos nos colocar sobre determinados assuntos, que não entendemos sobre isto ou aquilo, que os outros sabem mais e fazem melhor.
Humildade é algo que precisamos sempre ter, mas temos também que ser ousados, nos informar e aprender novas coisas sempre. Atualização é palavra de ordem para qualquer pessoa e profissão, ainda mais em Relações Públicas, onde somos generalistas (já viu a grade curricular de RP?). Quanto mais cultura geral (útil e inútil), conhecimento sobre gestão de negócios e de pessoas tivermos, mais mercado e atuações teremos.
Em uma matéria focada no mercado da Moda, de novembro de 2010, a IstoÉ Dinheiro apresentou o que chamou de “Reinventores de Marcas”. São profissionais de diversas áreas da comunicação (publicitários, marketeiros, etc…) que montaram agências responsáveis por identificar problemas em grifes e apontar soluções ou caminhos. Seus palpites vão desde a modelagem e cores das peças até mesmo à gestão financeira e, claro, de comunicação.
Incrível como o trabalho realizado por eles se aproxima da essência das Relações Públicas, do que teoricamente seria a nossa razão de ser, ou seja, consultores de organizações para diversos assuntos (de administrativo à prático, em qualquer área) visando sempre o desenvolvimento e crescimento destas organizações. Mas e os públicos? Bem, uma boa gestão de pessoas (como abordado pela Bruna Maturana aqui) influencia em vendas, assim como uma boa gestão administrativa, forma de trabalho… está tudo interligado.
Não estamos mais na idade do “eu detenho o conhecimento” e sim na idade do “com nosso conhecimento construiremos algo melhor, juntos” (clichê da geração “Y”). Esta é mais uma oportunidade de negócio para os Relações Públicas. Mais uma “pensada” fora da caixinha, ou uma “olhada” para a essência de nossa profissão. Que tal nos analisarmos e repensarmos o que podemos ser e fazer?
Caro Prochno, parabéns. Você chama atenção para um aspecto importante a respeito de nossa profissão.
Esse sair da "caixinha" que vc coloca significa também amadurecer. Mais do que aprender coisas novas, reaprender o que já sabemos é muito importante e isso é muito difícil para a maioria das pessoas, quem dirá para nós profissionais de RP. Por isso, gostaria de colocar aqui um ponto para reflexão de todos: "o conceito é próprio, mas não é de propriedade de relações públicas'. Quem quiser entender melhor o que digo pode ler artigo, que tem o mesmo nome, em meu livro. Dai voltamos a conversar e quem sabe outros profissionais escrevem aqui para o nosso blogrelacoes. Parabéns pela abertura do tema. Abraço.
E temos que parar de lamentar sobre o mercado, a profissão, a atividade. Quem quer, estuda, se atualiza, vai lá e consegue. Essa historinha de não saber explicar para os outros o que faz um RP é balela! Somos gestores de comunicação, de públicos, de relacionamentos, de marcas, de produtos, de celebridades! Somos imprescindíveis na sociedade de hoje. Beijos, @carolterra.