Faz algum tempo que ouvi falar da UNIQLO, uma marca de roupas que, só no Japão, tem mais de 800 lojas e registra um crescimento internacional impressionante.
Tive a oportunidade de viver na prática a experiência da marca e, por isso, resolvi compartilhar com vocês esse case para mostrar como o alinhamento entre a estratégia de negócio e da marca tem força para construir algo relevante, mesmo no mercado de varejo em que a briga pelo preço direciona o setor.
O propósito da UNIQLO é claro:
“Uma empresa japonesa que assegura a venda de roupas casuais para todas as pessoas.”
As promessas também:
1- Desenvolver produtos com qualidade excepcional;
2- Ser uma marca top japonesa e expandir sua participação no mercado de moda urbana;
3- Uniqlo internacional: rápida expansão;
4- HEATTECH: tecido desenvolvido com alta tecnologia para garantir um grande conforto aos usuários.
O modelo de negócio garante produtos diferenciados, tanto em qualidade como em design, com uma cadeia produtiva gigantesca que começa com a área de pesquisa e desenvolvimento em busca das tendências, procura pelas matérias-primas e assim por diante.
A marca também possui mais de um canal aberto com os consumidores para ouvir sugestões de melhorias e ideias que juntos, anualmente, recebem mais de 70 mil mensagens.
As somas de todas essas definições se misturam entre a estratégia de negócio e a percepção superior da marca que é perceptível nas lojas (todas “conceito”), com atendimento especializado e milhares de opções de roupas para, de fato, todas as pessoas.
Realmente a UNIQLO tem construído de forma consistente toda sua experiência, que começa bem antes da entrega final: a venda de uma camiseta.
Algumas imagens da flagship em Nova York e o modelo de negócios:
Para inspirar, olha só como a experiência da marca extrapolou o contato físico com uma ação brilhante no Pinterest, apresentando 5 categorias de suas roupas (men’s apparel, women’s apparel, geek, fitness e sports) por meio de um mosaico gigante e animado, construído com peças de suas coleções, seu logotipo e desenhos:
Fontes: Site UNIQLO | Fotos: arquivo pessoal